Holanda repete Brasil e chama embaixador na Indonésia após fuzilamento

Assim como Dilma Rousseff, rei da Holanda se envolveu pessoalmente nos trâmites para tentar evitar a execução de um dos cinco estrangeiros fuzilados no sábado na Indonésia

Do Pragmatismo Politico

O rei da Holanda, Willem-Alexander, se envolveu pessoalmente nos trâmites para tentar evitar a execução de Ang Kiem Soei – um dos cinco estrangeiros fuzilados no sábado (17/01) na Indonésia. O monarca conversou com o presidente indonésio, Joko Widodo, para pedir clemência para o cidadão holandês, sem sucesso. O mesmo procedimento foi adotado pela mandatária brasileira, Dilma Rousseff. Vietnã, Maláui e Nigéria não se pronunciaram a respeito da morte de seus cidadãos.

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, também entrou em contato com Widodo para interceder por Soei. O resultado foi classificado pela chancelaria holandesa como “trágico e muito decepcionante”.

Como resposta ao que considerou ser “uma inaceitável negação da dignidade humana e da integridade”, o ministro das Relações Exteriores da Holanda, Bert Koenders, disse neste domingo (18/01) que convocou o embaixador do país europeu na Indonésia, Nikolaos van Dam, para voltar a Amsterdã para consultas. O gesto, também realizado pelo governo brasileiro, indica um descontentamento com a política da indonésia e pode comprometer as relações bilaterais entre os países.

Em um comunicado divulgado hoje, Koenders ressaltou que o governo holandês fez tudo o “que foi possível” para evitar a execução, tendo realizado diversos contatos com o governo de Joko Widodo neste sentido.

“A Holanda continua a ser contra a pena de morte e a execução de prisioneiros. É um castigo cruel e desumano”, afirmou Koenders. Ele ressaltou ainda que o país seguirá com os esforços para combater a pena de morte na Indonésia e em todo o mundo”.

O governo brasileiro afirmou que execução de Marco Archer Cardoso Moreira cria “uma sombra” nas relações diplomáticas entre os países, como confirmou o chanceler do país, Mauro Vieira, em entrevista coletiva concedida ontem.

+ sobre o tema

para lembrar

Exposição retrata passado de violência colonial da Holanda que inclui Brasil

Os magníficos retratos de corpo inteiro de Oopjen Coppit...

Brasil sustentou luxo de escravocratas retratados em polêmica mostra na Holanda

"Escravatura" —"Slavernij", em holandês —, exposição em cartaz até...

Rei da Holanda encomenda investigação sobre passado colonial

O rei da Holanda, Willem-Alexander, encomendou nesta terça-feira (06/12)...

“Teste da virgindade” é obrigatório para todas candidatas à polícia na Indonésia, denuncia ONG

Classificada como 'traumática' e 'arcaica', prática examina condição do...

Rei da Holanda encomenda investigação sobre passado colonial

O rei da Holanda, Willem-Alexander, encomendou nesta terça-feira (06/12) um inquérito independente sobre o papel da família real no passado colonial do país. A investigação...

Brasil sustentou luxo de escravocratas retratados em polêmica mostra na Holanda

"Escravatura" —"Slavernij", em holandês —, exposição em cartaz até o fim do mês no Rijksmuseum de Amsterdã, foi inaugurada virtualmente pelo rei Willem-Alexander da Holanda...

Exposição retrata passado de violência colonial da Holanda que inclui Brasil

Os magníficos retratos de corpo inteiro de Oopjen Coppit e seu marido Marten Soolmans, de autoria de Rembrandt (1606-1669), são dois dos bens mais...
-+=