Menino de 9 anos é baleado dentro de Sesi, em Honório Gurgel, onde passava domingo na piscina com a mãe

O menino Asafe Willian Costa, de 9 anos, foi atingido por uma bala perdida na cabeça dentro do Sesi de Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio, onde passava o domingo com sua família. Por volta das 15h, ele saiu da piscina — onde estavam sua mãe e uma de suas irmãs — para beber água na área do playground quando foi atingido no olho esquerdo por uma bala. O local fica na proximidade dos complexos do Chapadão e da Pedreira, principais redutos de duas facções do tráfico.

Por Júlia Amin No Extra

Segundo Diná Costa, mãe de Asafe, após ser baleado, ele não recebeu atendimento dentro do Sesi.

— Primeiramente achávamos que ele havia escorregado e batido a cabeça. Não havia nem ambulância no local. Tivemos que levar ele de carro até o hospital — afirmou.

 

2015011964963

Ele foi internado no Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, também na Zona Norte, com a bala alojada no olho esquerdo. Após uma cirurgia para limpeza da área, foi transferido para o Hospital estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. No momento, Asafe está sedado no Centro de Terapia Intensiva. Segundo nota do hospital, o estado de saúde do garoto é grave.

2015011965016 (1)

De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado na 31ª DP ( Ricardo de Albuquerque). Os familiares da vítima e os funcionários do clube irão prestar depoimento nos próximos dias. Os agentes também procuram por câmeras de segurança instaladas no local. Segundo a Polícia Militar, não havia operação no momento em que Asafe foi atingido.

O menino foi a segunda vítima de bala perdida no fim de semana. Larissa de Carvalho, de 4 anos, morreu após ser atingida na cabeça por uma bala perdida, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Ela estava na companhia dos pais e passava pela esquina das ruas Boiobi e Rio da Prata, no fim da tarde de sábado, quando foi ferida. A polícia investiga de onde foi feito o disparo.

Em nota, Sesi nega falta de atendimento

A assessoria de imprensa Sesi divulgou nota alegando ter prestado os primeiros socorros a Asafe: “Na tarde do último domingo (18.01), uma criança que usava as dependências do Clube SESI, em Honório Gurgel, caiu desacordada, com um ferimento na cabeça. Dois profissionais do SESI prestaram os primeiros socorros, enquanto foi solicitado o atendimento de uma ambulância do SAMU. O protocolo de atendimento recomendado pelo médico da SAMU foi seguido. Os pais da criança preferiram não esperar a chegada do socorro médico e levaram o menino para o hospital mais próximo. O SESI já entrou em contato com a família e continua à disposição para qualquer necessidade”.

+ sobre o tema

Menos de 1% dos municípios do Brasil tem só mulheres na disputa pela prefeitura

Em 39 cidades brasileiras, os eleitores já sabem que...

Prostituição e direito à saúde

Alexandre Padilha errou. Realizar campanhas de saúde pública é...

10 desenhos infantis inteligentes e que promovem a igualdade

Helena tem um ano e oito meses, um bebê,...

para lembrar

“Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus”, afirma criança vítima da guerra na Síria

Por:Dan Martins No último mês a agência EFE informou que...

Não existe bala perdida. Sobre as prováveis violências policiais no Brasil

Este artigo foi escrito como texto-base para participação no debate...

Centésima criança baleada no Rio, Kaio Guilherme, de 8 anos, permanece internado em estado grave

O menino Kaio Guilherme, de 8 anos, atingido por uma bala perdida na cabeça na última sexta-feira (17), em Bangu, Zona Oeste do Rio,...

Não existe bala perdida. Sobre as prováveis violências policiais no Brasil

Este artigo foi escrito como texto-base para participação no debate de lançamento do livro Bala perdida: a violência policial no Brasil e os desafios para sua...

“Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus”, afirma criança vítima da guerra na Síria

Por:Dan Martins No último mês a agência EFE informou que mais de 150 mil pessoas morreram desde o início da guerra que assola a Síria...
-+=