Homenagem ao Lanceiros Negros

Numa iniciativa do vereador Batista Conceição (PSB) e da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento, foi entregue pelo Secretário de Cultura Esporte e Lazer, ao presidente do CODENE (Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul), na pessoa de seu presidente Vítor Hugo Amaro, que é santanense, documento sugerindo criação de um Monumento em homenagem aos Lanceiros Negros que morreram na Guerra dos Farrapos e que a cidade se dispõe a receber esse memorial.

 

Vítor Hugo Amaro de imediato garantiu que vai buscar junto ao Governo do Estado recursos que viabilizem a construção do Memorial de Porongos e dos Lanceiros Negros.

 

– Esta é a primeira cidade que formaliza a intenção de homenagear os negros que lutaram e morreram na Guerra dos Farrapos – acrescentou.

 

Batista Conceição vibrou com a manifestação do CODENE, informando que solicitou ao prefeito Winer Machado um espaço para realizar uma homenagem aos Lanceiros Negros no Parque Internacional e recebeu de imediato sinal verde para a realização desta iniciativa.

 

No encontro da comitiva santanense que se deu no Mercado Público em Porto Alegre, estavam presentes, além do vereador Batista Conceição e do Secretário de Cultura Maurício del Fabro, o Diretor da Casa de Cultura Historiador Ivo Caggiani, Dirnei Alves vice-presidente da Associação de Jurados de Carnaval do Rio Grande do Sul e também a presença do Sr. Luís Fernando que também integra essa Associação.

 

 

Fonte: Clicrbs

+ sobre o tema

Programa “Maus Médicos”: em São Paulo, eles entram, batem o ponto e vão embora

  O repórter Fábio Brilhante, do SBT, e sua...

Maternidade obrigatória, paternidade facultativa

Ainda hoje, muita gente insiste que não precisamos do...

Janine dá aula de ética a Lobão Filho

"A corrupção, como insistimos alguns há muitos anos,...

Médicos estrangeiros começam a trabalhar no Brasil em setembro

Em setembro médicos estrangeiros começam a trabalhar nas cidades...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=