Hospital ligado a UERJ amputa perna errada de paciente no Rio

 

A família de um paciente procurou a reportagem da Rede Record para denunciar que Antônio César dos Santos Vitório, de 53 anos, teve a perna errada amputada no Hospital Universitário Pedro Ernesto, ligado à Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Segundo os parentes, ele foi internado há quatro meses na unidade para receber tratamento de diabetes. Há dois meses, o quadro clínico piorou e ele desenvolveu uma bactéria nos ossos de uma das pernas.

A cirurgia aconteceu na manhã de sexta-feira (4). A equipe médica amputou a perna errada, conforme informaram os parentes de Antônio. Em seguida, ao perceber o equívoco, os médicos decidiram retirar também a certa.

A família contou que recebeu a notícia por telefone. A filha de Antônio estava muito emocionada ao conversar com a reportagem e disse que não saberia como dar a notícia para o pai.

Outro lado

A Coordenação de Assistência Médica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ) informou que a direção vai apurar as circunstâncias que levaram ao erro na cirurgia. A nota do hospital diz que as duas pernas do paciente foram amputadas “em nível infrapatelar”. Após a operação, ele foi encaminhado ao CTI para recuperação e se encontra estável.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

para lembrar

Estado dos EUA aprova lei que autoriza uso da maconha para tratamento de autismo

Depois de um longo processo de desenvolvimento, debates, estudos...

Como a mudança climática afeta as pessoas vivendo com HIV

Em meio à Cúpula de Ação Climática das Nações...

A população negra e o coronavírus

Recente reportagem no The New York Times, de 07...

Mortes por coronavírus crescem quase 150% em uma semana, na Paraíba

Casos confirmados aumentaram 120% no mesmo período. João Pessoa...
spot_imgspot_img

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...

Saúde: 307 crianças ianomâmis desnutridas foram resgatadas em 2023

Ao longo do ano de 2023, 307 crianças ianomâmis diagnosticadas com desnutrição grave ou moderada foram resgatadas e recuperadas, segundo o Ministério da Saúde. Há quase...
-+=