Imigrantes africanos revoltam-se na Calábria e gritam: “Não somos animais!

A calma regressou hoje à região da Clábria, no Sul de Itália, após os confrontos entre as populações e os milhares de imigrantes africanos que ali trabalham, que causaram dezenas de feridos.

O Governo italiano mobilizou reforços policiais para tentar conter a violência e a autoridades começaram a transferir imigrantes para as regiões vizinhas. Terminou a ocupação à câmara municipal de Rosarno e esta manhã as lojas voltaram a abrir.

Sessenta e sete feridos, entre os quais 31estrangeiros, 19 polícias e 17 habitantes locais, resultaram dos incidentes entre a população da província italiana de Reggio Calabria e os imigrantes africanos que ali vivem, a trabalhar essencialmente na apanha de fruta e de vegetais. Cerca de 300 imigrantes foram já transferidos para um centro de acolhimento de emergência em Crotone, a cerca de 170 quilómetros de Rosarno. Outros deverão partir ainda hoje.

O chefe da polícia local, António Manganelli, anunciou ontem à noite o envio de cerca de 200 polícias para conter a violência em Rosarno, que tem cerca de 15 mil habitantes. O objectivo, adiantou ao Corriere della Sera, é "reforçar o controlo do território e preparar a deslocação dos imigrantes".

Ontem, milhares de africanos manifestaram-se frente à câmara municipal de Rosarno, naquela província meridional, depois das desordens da noite anterior, durante as quais alguns imigrantes incendiaram carros e partiram montras de estabelecimentos, num protesto contra os ferimentos infligidos a dois negros por jovens brancos.

Milhares de cidadãos estrangeiros concentraram-se quinta-feira nas ruas, tendo dezenas de africanos partido os vidros de carros com barras de aço e pedras, ao mesmo tempo que incendiavam caixotes do lixo.

"Não somos animais!", gritavam os manifestantes, que ostentavam cartazes a dizer "Os italianos daqui são racistas", depois de dois jovens brancos que iam numa viatura terem disparado espingardas de pressão de ar contra um grupo de africanos que regressava do trabalho rural, tendo ferido alguns deles.

Um clima "dantesco"

Em toda a Calábria (separada da Sicília pelo Estreito de Messina) vivem e trabalham mais de 50.000 estrangeiros, incluindo cerca de 1500 que residem em fábricas abandonadas, sem água corrente nem electricidade, afirmando os grupos de defesa dos direitos humanos que são explorados pelo crime organizado, nomeadamente pela rede mafiosa "Ndrangheta. "Os lugares onde vivem os imigrantes são verdadeiros ambientes dantescos", afirmou ontem o pároco de Rosarno, Carmelo Ascone.

A revista Ffmagazine, próxima da Fundação Farefuturo, de Gianfranco Fini, presidente da Câmara dos Deputados, reconheceu que "na Itália existe escravatura, e um Estado cívico, moderno e democrático não pode tolerar que milhares de pessoas vivam na indigência mais absoluta".

Uma centena de habitantes italianos, armados com bastões e barras de ferro, tentou forçar ontem à noite uma barricada erguida a centenas de metros de umas instalações onde estavam muitos dos estrangeiros que na noite anterior tinham queimado pneus e protagonizado as cenas de revolta.

Entre os calabreses havia até, segundo o relato feito pelo jornal La Repubblica, recipientes com gasolina, como se tencionassem pegar fogo aos locais onde se encontravam entrincheirados os africanos. O clima era o de uma cidade em pé de guerra, fazendo temer uma escalada da violência.

O ministro do Interior, Roberto Maroni, que dia 12 vai ao Senado falar sobre esta situação, parecia em sintonia com muitos dos sentimentos mais xenófobos, quando ontem dizia que "a Itália tem sido nos últimos anos demasiado tolerante com a imigração clandestina".

Fonte: Público Clix

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

Olimpíada é aprofundamento do modelo militarizado de segurança

Para diretor da Anistia Internacional, aumento da violência do...

Em prol das crianças e jovens

Menino, negro, 13 anos, vivendo na zona rural do...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

Entrevista – Fábio Mesquita: “Talvez a solidariedade nos leve a viver em um mundo melhor”

“Este ciclo vai passar… e talvez esse momento tão...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=