Imitação da Vida faz 50 anos

Fonte: Portal.RPC-
Nada parece verdadeiro em Imitação da Vida. Sarah Jane é negra, embora seja branca; Lora é uma atriz, embora só apareça em fotos publicitárias; Steve é um fotógrafo, embora renuncie com desenvoltura à arte em troca de um bom emprego; o sr. Loomis é um agente, mas mais parece um cáften, oferecendo suas atrizes a produtores de teatro e cinema.

O que é verdadeiro no filme com que Douglas Sirk encerrou a carreira (em estúdios), então? Annie, talvez. Annie, a negra que é negra, a empregada dedicada e servil.

Neste filme que chega aos 50 anos em plena juventude, narra-se em princípio a história de duas mães. A branca Lora e a negra Annie cuidam de suas filhas, Susie e Sarah Jane, como princesinhas. Na medida do possível. Existe uma brancura ostensiva em Lora. Ela se comporta como se não houvesse discriminação racial. Impossível saber até que ponto isso é hipocrisia.

Em dado momento, ela pedirá a Sarah Jane que execute tarefas de criada, embora saiba que ela não é criada. Ela o faz com um tipo de inocência característico dos brancos que, por tratarem os negros em pé de igualdade, como que lhes exigem uma retribuição.

No mais, ela tenta cobrir a filha de mimos. Quer dar a ela tudo o que não teve. Ora, ocorre que sua carreira de atriz de repente deslancha. Então, Susie irá para os melhores colégios, mas não terá mais a companhia da mãe. Para desenvolver sua carreira, ela tem de renunciar ao amor de Steve.

É bem verdade que Steve, num primeiro momento namorado todo cheio de dedicação, logo faz a exigência clássica do machismo mais machista: que a mulher abandone a carreira e se deixe cuidar por ele. Importa o seguinte: quanto mais Lora progride em sua carreira, mais a cor branca se mostra predominante nas paredes e na decoração de sua casa.

Ao lado disso, existe Annie e sua obsessão pela verdade. Obsessão que torna sua presença insuportável para Sarah Jane. A filha sabe em que mundo vive e da necessidade de escapar disso. Ainda não existem os direitos civis.

A única maneira é se passar por branca, o que é possível para ela, desde que negue sua origem e seja um travesti do branco a que ela tanto aspira para não ser desprezada.

Serviço: Imitação da Vida, de Douglas Sirk. Classicline, R$ 34,80. Classificação indicativa: 12 anos

 

Matéria original

+ sobre o tema

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos...

Capoeira se torna disciplina pedagógica nas escolas de Belo Horizonte

A capoeira vai ser parte do currículo das escolas...

para lembrar

STF realiza julgamento sobre o ensino religioso em escolas públicas

LAICIDADE E EDUCAÇÃO PÚBLICA: STF realiza julgamento sobre o ensino...

I Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

CURADORES: Joselene de Souza Pinto Rubem Pereira de Àvila...

Os melhores países para quem quer estudar fora e com bolsa de estudos

Em mais um vídeo da websérie do Estudar Fora,...

O estudante de Medicina que já estampou outdoor e hoje luta para se manter no curso

O sucesso de Janiel Sacramento no vestibular foi estampado...
spot_imgspot_img

Fuvest encerra período de inscrições para vestibular 2025 nesta terça e alerta para problema com emissão de boleto

As inscrições para o vestibular 2025 da Fuvest, que seleciona estudantes para cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), podem ser feitas até as...

Inscrições para vestibular da Unesp se encerram nesta quinta-feira; são 6.596 vagas em 24 cidades do estado de SP

As inscrições para o vestibular 2025 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) podem ser feitas até esta quinta-feira (10). O exame oferece 6.596 vagas em...

Tudo sobre o Enem 2024: o que pode levar, como são as provas, datas e mais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. A edição tem mais de...
-+=