Imprensa francesa diz que Dilma chega em Paris com a cabeça erguida

Apesar de PIB pequeno, jornais destacam popularidade e coragem da presidente em defender uma política alternativa para a Europa; brasileira quer François Hollande como aliado contra o plano de austeridade econômica da alemã Angela Merkel

 

Roberta Namour, correspondente do 247 em Paris – A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o presidente da França, François Hollande, se encontram nesta terça-feira em Paris no Fórum do Progresso Social, organizado pela Fundação Lula. Além da importância simbólica, esta visita de dois dias apresenta um desafio imediato para as relações franco-brasileiras. Dilma vai tentar cimentar com o seu homólogo francês uma frente ampla contra as políticas de austeridade impostas por Berlim e pelos mercados na União Europeia.

O jornal francês “Le Monde”, diz que, assim como François Hollande, a presidente Dilma Rousseff tem a palavra crescimento como um padrão, mas de forma muito mais demonstrativa. Já em Novembro de 2011, durante uma visita a Bruxelas, ela foi claramente explícita ao dizer que adotar ajustes fiscais recessivos não é o suficiente – observações repetidas com vigor durante a sua recente visita a Espanha. Entretanto, o discurso anti-austeridade de Dilma ainda não deu resultados, lembra o jornal, e a presidente espera que Hollande tenha a coragem de defender uma política alternativa para a Europa. Contrário à ratificação do Tratado Europeu, Hollande acabou cedendo à pressão da crise na zona do euro, traindo uma de suas promessas de campanha.

Para “Les Echos”, mesmo se no Brasil o crescimento do PIB foi de apenas 0,6% no terceiro trimestre, Dilma chega em Paris com a cabeça erguida, com uma popularidade que continua a bater recordes (quase 80%). Publicação diz que Brasil ainda é a sexta maior economia mundial e encosta na França.

 

 

Fonte: 247

+ sobre o tema

Nenê faz 14 pontos, mas Denver perde no Arizona para o Phoenix

Nuggets sofrem a quinta derrota em dez jogos na...

Festival de cultura da periferia celebra Mês da Consciência Negra

Celebrado como o Mês da Consciência Negra, novembro vai...

Nota de Pesar pelo falecimento de Yá Mukumby

A SEPPIR lamenta profundamente a morte de uma das...

Mito da criação do mundo na tradição iorubá é tema de espetáculo de dança no Rio

Segunda temporada do 'Cosmogonia Africana' está em cartaz até...

para lembrar

Com denúncia ao racismo, Kendrick Lamar chega como favorito ao Grammy

Em meio a uma tormenta que sacode o Oscar pela...

Asistentes a un seminario en La Habana piden sacar el racismo a debate público

La población negra está 'detenida entre el silencio,...

O sorriso de Kiki

Um pequeno grande herói, que deixou o mundo por...

Cartola

"As rosas não falam, simplesmente exalam o perfume que...
spot_imgspot_img

Ossada de 200 anos evidencia passado escravagista do Uruguai

Após mais de uma década de escavações no bairro montevideano de Capurro, uma zona historicamente conhecida pelo desembarque de populações africanas durante a época...
-+=