Inclusão social não pode ser prejudicada por políticas macroeconômicas, diz Dilma

Após ver a aprovação ao seu governo cair por preocupações do eleitorado sobre os preços dos alimentos, Dilma garantiu no fim de semana que a inflação ficará dentro da meta este ano e que “julgamentos apressados” não abalam o governo.

“Nos últimos dez anos, a taxa de inflação se manteve rigorosamente dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Posso garantir que assim também será em 2014″, disse Dilma, que discursou na abertura da reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na Costa do Sauípe, a 76 quilômetros de Salvador.

Pesquisa CNI/Ibope divulgada na última quinta-feira mostrou que a aprovação do governo Dilma caiu 7 pontos percentuais em março.

A uma plateia de banqueiros e investidores internacionais, Dilma falou sobre a “necessidade de preservar a solidez dos fundamentos macroeconômicos do país” sem abrir mão da inclusão social. Ela assegurou que o governo continuará a reduzir o endividamento do setor público este ano.

“Este compromisso não será alterado. Tampouco nos abalaremos com julgamentos apressados, com conclusões precipitadas, que a realidade desmentirá”, afirmou Dilma, em uma referência velada à decisão da agência S&P de rebaixar a nota do Brasil.

“Todos sabemos que, em economia, a realidade sempre se impõe. Em alguns momentos, expectativas, especulações, avaliações e até mesmo interesses políticos podem obscurecer a visão objetiva dos fatos”, completou ela.

Fonte: DCM

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...