Após ver a aprovação ao seu governo cair por preocupações do eleitorado sobre os preços dos alimentos, Dilma garantiu no fim de semana que a inflação ficará dentro da meta este ano e que “julgamentos apressados” não abalam o governo.
“Nos últimos dez anos, a taxa de inflação se manteve rigorosamente dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Posso garantir que assim também será em 2014″, disse Dilma, que discursou na abertura da reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na Costa do Sauípe, a 76 quilômetros de Salvador.
Pesquisa CNI/Ibope divulgada na última quinta-feira mostrou que a aprovação do governo Dilma caiu 7 pontos percentuais em março.
A uma plateia de banqueiros e investidores internacionais, Dilma falou sobre a “necessidade de preservar a solidez dos fundamentos macroeconômicos do país” sem abrir mão da inclusão social. Ela assegurou que o governo continuará a reduzir o endividamento do setor público este ano.
“Este compromisso não será alterado. Tampouco nos abalaremos com julgamentos apressados, com conclusões precipitadas, que a realidade desmentirá”, afirmou Dilma, em uma referência velada à decisão da agência S&P de rebaixar a nota do Brasil.
“Todos sabemos que, em economia, a realidade sempre se impõe. Em alguns momentos, expectativas, especulações, avaliações e até mesmo interesses políticos podem obscurecer a visão objetiva dos fatos”, completou ela.
Fonte: DCM