Incubadora Afro Brasileira recebe inscrições para formar empreendedores até 11 de junho

 

RIO – A Incubadora Afro Brasileira, que há dez anos se destina a formar pequenos empreendedores afrodescendentes, recebe inscrições para interessados em ter projetos incubados até 11 de junho. No Edital de Seleção de Negócios do 9º Processo Seletivo, serão oferecidas 300 vagas para incubação de empreendimentos, sejam eles formais ou informais.

 

As inscrições podem ser realizadas na Rua Senador Pompeu, 75 ou no site da Incubadora. A Incubadora Afro Brasileira, comandada pelo Giovanni Harvey, é a primeira incubadora de empresas com uma abordagem étnica no Brasil e tem como objetivo desenvolver o papel econômico da população negra através da implementação de “Planos de Negócios”.

 

A Incubadora Afro Brasileira foi criada em 2004, com base na experiência desenvolvida pelo Centro de Estudos e Assessoria Empresarial (CEM / IPDH) desde 1991.

 

O fortalecimento das micro e pequenas empresas, predominantemente urbana e nas áreas de comércio e serviços, é uma das principais formas para o reconhecimento profissional dos empresários afro-brasileiros.

 

A Incubadora Afro Brasileira oferece quatro tipos de prestação de serviços gratuitos: Formação em Gestão, Consultoria (economia, direito, contabilidade, marketing, finanças, etc); Apoio Logístico (feiras e infra-estrutura de eventos, stands de montagem, etc) e de Assistência técnica (visitas ao empreendimentos para ajudar o empreendedor a colocar o seu “Plano de Negócio” em prática).

 

A entidade apoia atualmente 1.032 empresas em mais de 20 cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro e participa da rede de instituições que compõem a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

 

A tecnologia social desenvolvida pela Incubadora Afro Brasileira está sendo reaplicada no Brasil e outros países em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A incubadora mantém acordos de cooperação e intercâmbio com instituições de ensino e pesquisa na África, Europa e Estados Unidos.

Fonte: Extra

+ sobre o tema

A promoção da igualdade racial pelas empresas – Por Reinaldo Bulgarelli

Neste artigo, o educador Reinaldo Bulgarelli, especialista em diversidade,...

Empreendedores de favelas são destaque em feira

"Nós identificamos empreendedores dos setores econômicos que mais se...

IBM Brasil fecha as portas para o preconceito LGBT

"Somos todos diferentes. Por isso somos especiais."  por Mariana Lemos TI+simples Foi...

Brasileira negra ganha menos de 40% do salário de brasileiro branco, diz Ipea

Alile Dara Onawale Por mais que as mulheres estejam conquistando...

para lembrar

A Educafro acaba de ganhar a boa noticia: 100 isenções da taxa do vestibular para a PUC RIO!

  Assunto: A Educafro acaba de ganhar a boa noticia:...

Semana da Consciência Negra 2011-Revista Conexão Afro – Porto Alegre

Semana da Consciência Negra 2011 O Gabinete de Políticas Públicas...

Lei Federal incluiu líderes baianos no Livro dos Heróis Nacionais

Em 12 de agosto de 1798, a cidade de...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=