O edital para a mentoria de escritoras negras, oferecida por meio de uma parceria entre o Ministério da Igualdade Racial (MIR), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides Cunha (FEC) aceita inscrições até esta terça-feira (30). Para concorrer é preciso, dentre outros requisitos, ser mulher negra autodeclarada, brasileira e maior de 18 anos. As candidatas devem se atentar ao novo link de inscrição.
Até 20 escritoras negras serão selecionadas para fazer parte do programa, que oferece encontros virtuais e coletivos, entre outubro de 2025 e janeiro de 2026. A mentoria irá desenvolver habilidades e competências das candidatas aprovadas para que dominem ou aprimorem rituais de escrita literária em suas dimensões artísticas, estético-políticas, técnicas e mercadológicas. O objetivo é impactar positivamente o potencial de recepção e de circulação das suas obras afro literárias.
Programa – Durante o período de mentoria, que será conduzido pela professora Iris Amâncio, do Instituto de Letras da UFF, as escritoras negras terão a oportunidade de refletir sobre conceitos, gêneros textuais, o mercado editorial, estratégias e execução de campanha de lançamento.
Espera-se que, com a mentoria, as escritoras possam ampliar o olhar crítico sobre diferentes conceitos relativos ao ser mulher, ser mulher negra e ser escritora negra; conhecer técnicas da escrita criativa de gêneros literários diversificados em suas múltiplas tipologias; analisar ferramentas linguísticas e estéticas adotadas por escritoras negras renomadas; e adquirir conhecimentos básicos sobre edição, edição negra, direitos autorais, agenciamento literário, mercado editorial e marketing afro referenciado.
Além disso, a mentoria tem como objetivo consolidar uma rede de contatos entre as escritoras negas e apresentar caminhos para a proposição de projetos editoriais, assim como para a captação de recursos.