Inscrições para nova seleção da USP com nota do Enem terminam nesta terça (31)

Serão disponibilizadas 2.917 vagas em diversos cursos da universidade; sistema substitui o Sisu

Os candidatos interessados em ingressar na USP (Universidade de São Paulo) por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) têm até o meio-dia desta terça-feira (31) para se inscrevem no Enem-USP.

A nova modalidade oferece 2.917 vagas em diversos cursos da universidade e substitui o Sisu, sistema federal de seleção unificada.

Do total de vagas, 599 serão reservadas para candidatos na modalidade de ampla concorrência (vagas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum outro pré-requisito), 1.233 para estudantes EP (destinadas a quem tem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas brasileiras) e 1.085 para estudantes PPI (destinadas aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas).

Todos os inscritos, segundo a Fuvest, concorrerão às vagas de ampla concorrência. No ato da inscrição, o candidato deverá informar se também concorrerá às vagas destinadas às políticas de ações afirmativas.

A taxa de inscrição é de R$ 10 e também precisa ser paga nesta terça. Ao término da inscrição pelo site, é gerado um boleto que deve ser pago até o dia do vencimento na rede bancária.

Aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos, a matrícula na vaga PPI somente será confirmada após validação da autodeclaração de raça do candidato por comissão composta especificamente para esse fim, segundo procedimento de heteroidentificação complementar, definido pelo Conselho de Inclusão e Pertencimento da USP.

QUEM PODE PARTICIPAR

Podem participar os estudantes que já concluíram o ensino médio ou equivalente; quem já têm diploma de curso superior oficial ou reconhecido, devidamente registrado; ou que tenham feito as provas do Enem referente ao ano de 2022.

INSCRIÇÃO

A inscrição é feita no site da Fuvest. Para se registrar, o candidato deve informar o CPF e outros dados pessoais; se deseja solicitar isenção da taxa de inscrição; se quer concorrer às vagas de ações afirmativas, além das vagas de ampla concorrência; sua área de interesse –exatas, biológicas ou humanas– e três cursos dentro da respectiva área de conhecimento.

De 13 a 15 de fevereiro, o candidato poderá alterar as opções de cursos dentro da área escolhida no momento da inscrição.

A divulgação dos aprovados em primeira chamada será feita em 17 de fevereiro. As matrículas virtuais serão feitas de 22 a 27 de fevereiro.

+ sobre o tema

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame...

Estudantes têm até esta sexta-feira (14) para se inscrever no Enem

Termina nesta sexta-feira (14) o prazo para inscrições no Exame...

Harvard lança mais de 100 cursos gratuitos e legendados em português

Os cursos disponíveis são divididos nas áreas a seguir. Artes...

para lembrar

Com a maioria de mulher e negra, Prouni tem 50% a mais de inscritos

Programa Universidade para Todos registrou 653.992 inscritos; número representa...

Sisu abre inscrições para quase 210 mil vagas em universidades e instituições públicas

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2021 abriu...

Estudante de 11 anos é admitido em universidade do Texas

Estudante de 11 anos é admitido em universidade do...

Alckmin: “Nossa decisão é adiar a reorganização e discuti-la escola por escola”

Governador decide suspender a política que fecharia 93 unidades...
spot_imgspot_img

Quem se inscreveu no Enem 2024 tem até quarta-feira (19) para pagar taxa

O participante que se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até a próxima quarta-feira (19) para pagar a taxa de...

FNDE lança plataforma Antonieta de Barros, iniciativa para consolidar dados da educação brasileira

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançará na próxima terça-feira, 18, a plataforma Antonieta de...

Termina hoje (14) prazo para inscrição no Enem

Termina hoje (14) o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro...
-+=