Intolerância Religiosa e Racismo

Ontem na reunião do grupo Salva Guarda da Capoeira na Região Metropolitana de Campinas, estávamos debatendo vários assuntos quando mencionei que não acreditava na Intolerância religiosa, por 2 motivos:

  1. Quando a capoeira e o Candomblé tiveram suas práticas proibidas no Brasil foi porque eram de Preto e isso para mim é Racismo aberto e declarado.
  2. As outras religiões não sofrem ataques como as de Matriz Africana e neste pensamento para mim também é racismo aberto e declarado.

Outras pessoas possuem um entendimento que hoje a capoeira e os terreiros possuem adeptos de brancos e até orientais, mas mesmo assim ainda é uma religião e uma luta de negros.

Lembrando a história escravagista deste país, digo que todo branco amigo de Negro era considerado um igual, isto é da forma ruim da igualdade, porque era considerado um “criminoso”.

intolerancia_religiosa_ou_racismo

Em um debate no mês passado dentro da PM de São Paulo, ficou nítido que os oficiais presentes não respeitam uma casa de Umbanda ou Candomblé em uma abordagem, diferente ocorre com outras religiões que não possuem em sua característica a mãe África, pois enquanto terreiros são invadidos as igrejas são protegidas.

Devo dizer que a mais de 10 anos houveram recortes e entendimentos principalmente na política que resultaram em avanços importantes na luta com o racismo e isso se deve ao fato de mais articulação dos movimentos sociais, ao governo que está tendo um olhar diferenciado a nossas causas e um luta conjunta em diversos setores da sociedade tendo ênfase ao respeito à diversidade.

Mas existe muito que mudar em nosso Brasil e para isso temos que ocupar espaços de lutas e espaços legítimos na construção deste país principalmente ao que se refere a políticas públicas em outras palavras precisamos estar em mandatos, governos, assistência social, órgãos públicos, conselhos municipais e em outros setores com o intuito de proteger a nossa causa que é pacífica e precisa ser defendida em vários momentos.

O Brasil há pouco tempo atrás teve um revés e uma regressão com a titulação do Pastor Marco Feliciano que posta no poder público como deputado à frente dos Direitos Humanos e agora mais que nunca temos que por os movimentos sociais para trabalhar.

Eu tento estar em vários lugares e participar ativamente nas construções de lutas e tem sido reconfortante estar construindo efetivamente junto com a sociedade em vários momentos, como acontece com muitos irmãos e irmãs, mas devo alertar que somos muitos e nossa participação ainda é pequena e se não nos atentarmos a isso pode se tornar ilusória.

Para concluir, quero reafirmar que meu entendimento que intolerância religiosa não existe porque o nome disso para mim é racismo.

Por: Oluandeji

intolerancia_religiosa_ou_racismo2

Alessandro Oluandeji representando o mandato vereador Pedro Tourinho

Fonte: Religiões Afro e Políticas

+ sobre o tema

Pedagogia de afirmação indígena: percorrendo o território Mura

O território Mura que percorro com a pedagogia da...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas,...

Peres Jepchirchir quebra recorde mundial de maratona

A queniana Peres Jepchirchir quebrou, neste domingo, o recorde...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22%...

para lembrar

Intolerância religiosa é o novo racismo

"A intolerância religiosa se uniu ao racismo como uma...

Brasileira muçulmana é atacada com pedrada em São Paulo

Pernambucana foi atingida na perna enquanto andava na rua por...

No Brasil, intolerância religiosa nega e tenta inibir cultura mestiça

Discriminação e ataques recaem, principalmente, sobre religiões de ancestralidade...
spot_imgspot_img

Na mira do ódio

A explosão dos casos de racismo religioso é mais um exemplo do quanto nossos mecanismos legais carecem de efetividade e de como é difícil nutrir valores...

Intolerância religiosa representa um terço dos processos de racismo

A intolerância religiosa representa um terço (33%) dos processos por racismo em tramitação nos tribunais brasileiros, segundo levantamento da startup JusRacial. A organização identificou...

Intolerância religiosa: Bahia tem casos emblemáticos, ausência de dados específicos e subnotificação

Domingo, 21 de janeiro, é o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Nesta data, no ano 2000, morria a Iyalorixá baiana Gildásia dos...
-+=