Investigação de neonazistas

Fonte: Consultor Jurídico –

Comissão da Câmara se reúne nesta segunda-feira

Marcelo Itagiba (Reprodução YouTube)

 

A comissão externa criada pela Câmara para acompanhar as investigações de quadrilhas neonazistas que atuam no país decidiu começar o trabalho por Porto Alegre (RS). Coordenada pelo deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), a comissão se reunirá nesta segunda-feira (13/7), às 13h, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, com autoridades, policiais, jornalistas e representantes de entidades que combatem o racismo.

Marcelo Itagiba informou que a decisão de começar o acompanhamento por Porto Alegre se deveu à prisão, no dia 26 de maio, de uma quadrilha desarticulada por policiais gaúchos. “As primeiras informações davam conta de que o grupo teria células em São Paulo, Paraná e Santa Catarina”, afirmou o presidente da comissão, referindo-se aos estados que também serão visitados pelos parlamentares.

Os deputados gaúchos Pompeu de Mattos (PDT-RS) e Maria do Rosário (PT-RS) fazem parte da comissão externa da Câmara, também integrada por Alexandre Silveira (PPS-MG), Carlos Sampaio (PSDB- SP) e João Campos (PSDB-GO).

As autoridades que participarão da audiência são: o superintendente da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, Ildo Gasparetto; o delegado titular da 1ª DP, Paulo César Jardim; os delegados Mauro José Barcellos Mallmann, de Teutônia, e Bolívar Llantada, da Delegacia de Homicídios. Também estarão presentes os presidentes da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Henry Chmelnistsky, e do Grêmio, Fernando Kroeff; os jornalistas Fábio Almeida e Cid Martins, da Rádio Gaúcha e RBS TV; e representante do Movimento LGBT, Izidoro de Souza Rezes.

Para Marcelo Itagiba, as investigações policiais sobre grupos neonazistas têm um viés diferente. “Não estamos lidando com marginais ou traficantes comuns. Eles acreditam que existam sub-raças e se organizam em torno desta idéia”, afirmou. Para o coordenador da comissão, “as investigações precisam resultar numa dura resposta a esses neonazistas que pretendem se articular e disseminar o ódio por todo o território nacional”.

Marcelo Itagiba é autor do Projeto de Lei nº 987, que enquadra no crime de racismo todos aqueles que negarem a ocorrência do Holocausto e de outros crimes contra a Humanidade, com a finalidade de incentivar práticas racistas. Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado Marcelo Itagiba

Matéria original: Investigação de neonazistas

+ sobre o tema

Primeiro debate de Geledés da Cúpula do Futuro discute a violência contra afrodescendentes

Em colaboração com a Cúpula do Futuro, Geledés começou...

A ciência não é neutra, muito pelo contrário: racismos em Max Weber

Esse texto tem como base de sua reflexão algumas...

Com a conivência do Estado

Enfim, foi da nefasta aliança entre crime, polícia e...

Dissecando a Operação Vingança

A política de olho por olho, dente por dente...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Racismo filho do fascismo

A luta para acabar com as repetidas manifestações de...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Estudantes do Congo acusam Brigada Militar de racismo no Rio Grande do Sul

Africanos acusam BM de racismo e constrangimento por Jessica...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=