Ipea divulga dados inéditos sobre racismo

 

Manifestações de junho, segurança pública, desenvolvimento sustentável e regional, pacificação das favelas, audiências públicas, e o programa Pronatec também serão tema de coletiva de imprensa no Rio.

Números inéditos sobre o comportamento das expectativas de vidas de negros e não negros no país, relacionando-os à questão do racismo serão apresentados pelo diretor do Ipea, Daniel Cerqueira, em coletiva de imprensa sobre o Boletim de Análise Político-Institucional (Bapi) do Ipea, nesta quinta-feira (17), às 10h30, no Rio, na Avenida Presidente Antonio Carlos, 51, auditório do décimo andar.

A coordenadora da publicação, Joana Alencar, estará na coletiva na sede do Instituto, em Brasília (SBS, Qd. 1, Bloco J, Edifício BNDES, auditório do subsolo). Logo em seguida, no Rio, o também coordenador da publicação Roberto Messenberg comentará o conteúdo geral dos sete artigos do Boletim e os técnicos de Planejamento e Pesquisa do Instituto Almir de Oliveira Junior e Maria Bernadete Sarmiento Gutierrez apresentarão respectivamente seus artigos: Segurança Pública e Racismo Institucional e Desenvolvimento Sustentável: a necessidade de um marco de governança adequado.

Jornalistas também podem solicitar entrevistas com os autores dos outros estudos: As manifestações de junho e os desafios à participação, de Wagner Romão; A pacificação das favelas do Rio de Janeiro e as organizações da sociedade civil, de Rute Imanishi e Eugênia Motta; Participação e desenvolvimento regional: uma conexão ainda frágil, de Clóvis Henrique de Souza, Paula Fiuza Lima e Joana Alencar; Audiências públicas: fatores que influenciam seu potencial de efetividade, de Igor Fonseca, Raimer Rezende, Marília de Oliveira e Ana Karine Pereira; e, por fim, Pronatec: múltiplos arranjos e ações para ampliar o acesso à educação profissional, de Maria Martha Cassiolato e Ronaldo Garcia.

Este volume da publicação tem como foco aspectos estruturais de algumas das instituições políticas brasileiras e de sua forma de atuação, desde as mais novas, cuja finalidade é constituir a democracia participativa, às já consolidadas, como a polícia.

Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

www.ipea.gov.br

Fundação pública vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fornece suporte técnico e institucional às ações governamentais – possibilitando a formulação de inúmeras políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiro – e disponibiliza, para a sociedade, pesquisas e estudos realizados por seus técnicos.

Assessoria de Comunicação
(61) 3315-5334

Data 17/10/2013
Endereço Avenida Presidente Antonio Carlos, 51
Cidade RIO DE JANEIRO Estado RIO DE JANEIRO País BRASIL

+ sobre o tema

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de...

Programa Erasmus oferece bolsas integrais na Europa

O Erasmus, programa promovido pela União Europeia para fomento a...

Projeto SETA tem novo financiador e amplia trabalho aprofundando olhar interseccional

O Projeto SETA (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista),...

para lembrar

Negros são menos de 10% dos alunos nas 20 top escolas privadas do Brasil

Criado apenas pela mãe, José Wallison Souza do Nascimento,...

Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Posicionamento Público

"O direito à educação das crianças é o seu...

13 filmes que discutem racismo na educação

Consciência Negra. Dia em que se relembra a morte...
spot_imgspot_img

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10...

Da proteção à criação: os pós-docs negros da USP nas fronteiras da inovação

Desenvolvimento de produtos, novas tecnologias para a geração de energia, manejo ecologicamente correto na agricultura e prevenção à violência entre jovens nativos digitais. Essas...

Inscrições para ingresso de pessoas acima de 60 anos na UnB segue até 15 de maio; saiba como participar

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para Pessoas Idosas que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no período...
-+=