Iraniana condenada ao apedrejamento aceita oferta brasileira de asilo

A iraniana Sakineh Ashtiani, condenada no Irã à morte por apedrejamento, aceitou a oferta de receber asilo no Brasil, de acordo com uma nota publicada pelo Comitê Internacional contra o Apedrejamento.

“Ashtiani disse hoje que ela é grata pela oferta feita pelo presidente brasileiro Lula da Silva e que ela aceita a oferta”, afirma a nota, assinada pela porta-voz do comitê, Mina Ahadi.

A nota acrescenta que Ashtiani “está sofrendo muita pressão por parte das autoridades da prisão, que continuam questionando seus vínculos com a imprensa e com indivíduos de fora”.

Sakineh Mohammadi-Ashtiani, 43, mãe de dois filhos, foi condenada em 2006 por ter mantido uma “relação ilegal” com dois homens e por envolvimento na morte de seu marido.

No último sábado, Lula se manifestou contra qualquer execução por apedrejamento e ofereceu ao Irã receber a mulher no Brasil. O próprio Lula explicou, dias depois, que não se trata de uma solicitação política, mas uma oferta “humanitária”, de modo que cabe apenas ao governo de Teerã decidir se a iraniana poderá deixar o país ou cumprir a pena.

“Eu como cristão acho que só Deus tem o direito de dar ou tirar a vida”, afirmou Lula, antes de ponderar que as leis internas de cada país devem ser respeitadas.

Na terça-feira, um porta-voz da chancelaria iraniana se manifestou contra a hipótese de enviar Ashtiani ao Brasil, indicando que Lula fez a oferta porque “não tem informação suficiente sobre o caso”.

No entanto, o Irã assegurou nesta quinta-feira a um órgão das Nações Unidas de diretos humanos que o destino da iraniana não foi decidido ainda.

“Seu caso está sendo examinado e nada foi decidido por enquanto”, afirmou o funcionário da justiça iraniano Mossadegh Kahnemoui, ouvido por membros da Comissão da ONU para a Eliminação da Discriminação Racial (CERD).

Em maio passado, Lula interveio com sucesso junto a Ahmadinejad para pedir a libertação de uma cidadã francesa detida no Irã por participar de manifestações contra o governo.

Fonte: UOL 

+ sobre o tema

Detenção de Mano Brown exemplifica a mensagem de Cores e Valores

Pedro Paulo Soares Pereira, 44 anos, também conhecido como...

A inteligência de cada um

Estudos mostram que a genética é crucial. Outros fatores...

Um quinto dos americanos acha que Obama é muçulmano, diz pesquisa

Obama frequenta a igreja e já reiterou publicamente sua...

O transporte de tração animal no Central Park e no Sul de Minas

Sou aficionada por revistas e livros sobre animais de...

para lembrar

Justiça cassa 13 vereadores em São Paulo; advogado diz que lei não proíbe doações

Fonte:UOL - A Justiça Eleitoral de São Paulo cassou...

Machismo e racismo dentro e fora do BBB

por Karen Polaz de Blogueiras Feministas Não sou fã...

‘Demos mole’, diz fundador do PV sobre Rede de Marina Silva

  Alfredo Sirkis lamenta rejeição à criação do...

Maioria acha que Obama não mereceu Nobel

Fonte: Blog Sérgio Dávila - Pesquisa Gallup divulgada hoje confirma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=