sexta-feira, janeiro 27, 2023
InícioEducaçãoIsenção de taxa no Enem será proibida após terceira tentativa do candidato

Isenção de taxa no Enem será proibida após terceira tentativa do candidato

As pessoas que prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até três vezes com isenção de taxa, vão perder o direito à gratuidade na quarta tentativa.

Por Marcia Wonghon, do EBC 

A taxa do Enem custa R$ 68, mas os alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública são isentos. A medida, anunciada pelo Ministério da Educação, visa reduzir o custo das provas, que este ano ultrapassou R$ 650 milhões.

De acordo com Maria Helena Guimarães, secretária executiva do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a ideia é evitar que candidatos façam o exame repetidas vezes, sem custo nenhum. A outra mudança é em relação a prova. O teste servirá apenas para acesso ao ensino superior e não mais ao candidato que pretende obter o certificado de conclusão do ensino médio.

O Enem também não aceitará mais a adesão de treineiros, ou seja, estudantes secundaristas dos 1º e 2º anos que se inscrevem com a intenção de conhecer a logística do exame. Somente este ano 1 milhão se inscreveram nesta categoria.

Para resolver o problema, o INEP pretende viabilizar a realização de simulados, em parceria com as secretarias estaduais de educação.

 

Artigos Relacionados
-+=
PortugueseEnglishSpanishGermanFrench