Isenção de taxa no Enem será proibida após terceira tentativa do candidato

As pessoas que prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até três vezes com isenção de taxa, vão perder o direito à gratuidade na quarta tentativa.

Por Marcia Wonghon, do EBC 

A taxa do Enem custa R$ 68, mas os alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública são isentos. A medida, anunciada pelo Ministério da Educação, visa reduzir o custo das provas, que este ano ultrapassou R$ 650 milhões.

De acordo com Maria Helena Guimarães, secretária executiva do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a ideia é evitar que candidatos façam o exame repetidas vezes, sem custo nenhum. A outra mudança é em relação a prova. O teste servirá apenas para acesso ao ensino superior e não mais ao candidato que pretende obter o certificado de conclusão do ensino médio.

O Enem também não aceitará mais a adesão de treineiros, ou seja, estudantes secundaristas dos 1º e 2º anos que se inscrevem com a intenção de conhecer a logística do exame. Somente este ano 1 milhão se inscreveram nesta categoria.

Para resolver o problema, o INEP pretende viabilizar a realização de simulados, em parceria com as secretarias estaduais de educação.

 

+ sobre o tema

UFABC aprova disciplinas de “Afro-Etnomatemática” em seu currículo de licenciatura

Coletivo Negro Vozes e professores sensíveis ao tema propõem...

Intolerância: Professores da UFBA recebem ameaças de morte por pesquisa sobre gênero

Além dos docentes, uma aluna do mestrado também foi ameaçada...

Doutorando propõe em tese alternativas de resistência à visão eurocêntrica do ensino de Filosofia

Assim que começou a lecionar Filosofia em escolas, Luís...

para lembrar

Raça, gênero e sexualidade na educação popular

Mesa de debate do segundo dia da II Jornada...

Por uma Educação sem Racismo

Por uma Educação sem Racismo.
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=