IV Conversas Negras, em Belém, homenageia o poeta gaúcho da Consciência Negra.

Acontece de 28 a 30 de agosto, em Belém do Pará, o IV Ciclo Nacional de Conversas Negras: “Agosto Negro Ou o Que a História Oficial Ainda Não Conta”, uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro em Alagoas, com a importante parceria do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro, do Instituto Federal do Pará.

Em sua quarta edição o Conversas Negras reunirá ,em Belém do Grão Pará, pesquisador@s de diversos estados do Brasil, dentre eles Alagoas, Espirito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e do estado sede, Pará.

Para a organização, o IV Ciclo se constitui em um palco privilegiado e plural para não só refletir a diversidade dos movimentos sociais, como também, debater e propor estratégias, visando o ativismo e controle social, tendo como foco a implementação das políticas públicas, nos espaços de formalização institucional , em especial a Lei nº10.639/03.

Com uma programação variada, o IV Ciclo fará uma homenagem especial- com debate em mesa temática- a ativistas que ao longo da historiografia brasileira influenciaram, com seu ativismo, para o surgimento de politicas públicas que provocaram mudanças sociais, como o caso do poeta, pesquisador, historiador e ativista gaúcho Oliveira da Silveira, nascido em agosto de 1941. Formado em letras, Oliveira traz em seu currículo, o mérito de ser um dos idealizadores da transformação do 20 de novembro em data máxima da comunidade negra brasileira.

Com participação de Jeruse Romão- Msc em Educação , militante do Movimento Negro em Santa Catarina e Amilton Gonçalves Sá Barretto, pedagogo, coordenador executivo do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado do Pará (Fopeder), a mesa temática: ‘O ponto e o contrapondo do texto literário ou Essa Nêga Fulô, de Jorge de Lima a Oliveira Silveira”, revisitará a imagem social da mulher negra na simbologia da Nêga Fulô do poeta, romancista, o renomado alagoano , Jorge de Lima, nascido em União dos Palmares- onde está plantado o Quilombo dos Palmares, e do poeta pesquisador, e historiador gaúcho da consciência negra, Oliveira Silveira.

Para inscrever-se no IV Ciclo basta enviar um e-mail com nome da instituição, endereço, celular para o e-mail [email protected], com cópia para [email protected]

Mais informações: (91)3201-1764 ou 3201-1765 (NEAB/PA); (82) 08827-3656

Por: Arisia Barros

Fonte: Cada Minuto

+ sobre o tema

Mostra Piauí Dança acontece dias 27, 28 e 29/05 no Ceará

A proposta é inédita no Piauí, pois integra...

NEABI- Núcleo de estudos e pesquisa afro-brasileiros e indígenas/UFPB

  O NEABI – Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileiros...

Disco de Jay-Z e Kanye West será lançado em agosto

  Jay-Z e Kanye West anunciaram que lançarão um disco...

Bolsa de língua inglesa para organizações de Promoção da Igualdade Racial no Brasil

Os pontos focais da sociedade civil, do Plano Brasil-EUA...

para lembrar

spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=