O relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, esteve no Palácio do Planalto na manhã desta segunda-feira e foi recebido pela presidente Dilma Rousseff. Barbosa entregou pessoalmente o convite para a cerimônia de posse, que será realizada dia 22 de novembro. A assessoria de imprensa da Presidência informou que Dilma comparecerá à solenidade.
Antes da cerimônia de posse, o ministro-relator do mensalão assume interinamente a função no dia 14, devido à aposentadoria do atual presidente da Corte, Carlos Ayres Britto, que completa 70 anos. Inicialmente, houve dúvidas se a presidente compareceria à posse de Barbosa, já que ela viaja no próximo dia 15 para a Espanha e deve retornar apenas no dia 20, às vésperas da solenidade.
Barbosa, 58 anos, será o primeiro presidente negro da Corte Suprema. Ele cumprirá dois anos de mandato como presidente do STF.
A eleição do presidente da Corte ocorre por meio de um sistema de rodízio entre os integrantes da instituição, permitindo a alternância do poder. O vice-presidente na gestão de Barbosa e o próximo na linha de sucessão à presidência do Supremo será o ministro-revisor do processo do mensalão, Ricardo Lewandowski.
Fonte: O Globo