Joaquim Barbosa tem mais votos que Eduardo Campos

Se as eleições fossem hoje, segundo o instituto Datafolha, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ostentaria um honroso quarto lugar nas intenções de votos dos brasileiros, à frente do socialista Eduardo Campos, político de carreira e governador mais bem avaliado do Brasil.

Mesmo sem jamais ter-se colocado como candidato a qualquer cargo eletivo, Joaquim Barbosa alcança hoje 8 pontos percentuais nas intenções de voto, contra no máximo 5, obtidos pelo governador de Pernambuco e presidente do PSB.

No primeiro cenário proposto pelo Datafolha, em que aparecem Dilma, Marina, Aécio, Barbosa e Campos, o ministro fica em quarto lugar, com 8% das intenções de voto, um ponto a mais que na sondagem anterior, feita em março. Eduardo Campos surge em quinto, com 5%, contra 4% da pesquisa anterior.

No segundo cenário, sem Dilma, mas com Lula na disputa, a posição do ministro Joaquim Barbosa permanece intacta: 8% de intenção de votos. Já o governador Eduardo Campos cai para 3%.

Numa terceira situação, em que o nome de Joaquim Barbosa não é colocado aos entrevistados, mas sim os de Dilma, Marina, Aécio e Eduardo Campos, o governador obtém 6% das intenções de votos – menos que os potenciais votos ao ministro nas outras simulações.

Grau de conhecimento – A assessoria do ministro não autoriza qualquer ilação a partir dos números do Datafolha. Barbosa mantém a posição de não disputar eleições. Os dados indicam, no entanto, que o magistrado é muito mais conhecido nacionalmente que o neto de Miguel Arraes. E mais, que a imagem do ministro está mais claramente associada à de oposicionista que a do governador, cujo partido ainda ocupa cargo no ministério da presidente Dilma.

 

E se Joaquim Barbosa fosse candidato a presidente?

Fonte: R7

+ sobre o tema

União Africana classifica escravidão e regime colonial de genocídio

Líderes de países africanos deram um novo passo na...

Quilombolas pedem maior participação em debates sobre a COP30

As comunidades afrodescendentes e quilombolas pedem mais espaço nos...

Imposto de Renda 2025: prazo começa nesta segunda; veja mudanças e quem precisa declarar

O prazo para entrega da declaração do Imposto de...

Tribunais dizem que Trump não é rei

Na política ninguém renuncia ao poder voluntariamente. Essa premissa...

para lembrar

Alegrar a tristeza

Minha mãe, dona Nete, mora no bairro do Sumaré. Quem...

Europa: os medos convocam os monstros

Num continente acossado por desemprego e pressão sobre direitos...

Movimentos de favelas organizam plano de ação e reivindicam compromisso público no Rio de Janeiro

Numa iniciativa que envolveu ativistas das pelo menos cinco...

Nelson Narciso assume como chair do Comitê Organizador da ROG.e 2026

Nelson Narciso Filho, renomado especialista com mais de 40...

Musk sugere anistia para policial que matou George Floyd

O bilionário Elon Musk sugeriu repesar a condenação da Justiça contra Derek Chauvin, o policial que assassinou George Floyd, em 2020. O agente que...

Redução da jornada de trabalho ajudaria quebrar armadilha da baixa produtividade?

Exemplos de países desenvolvidos não dizem muito sobre qual seria o efeito da implementação de uma redução da jornada de trabalho no Brasil. A explicação...

A escalada das denúncias de quem trabalha sob calor extremo: ‘Imagina como ficam os trabalhadores soldando tanques’

Na segunda-feira (17/2), enquanto os termômetros de São Paulo batiam nos 34°C — maior temperatura do ano e deste verão para a cidade — o procurador...
-+=