Joaquim Barbosa tem mais votos que Eduardo Campos

Se as eleições fossem hoje, segundo o instituto Datafolha, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ostentaria um honroso quarto lugar nas intenções de votos dos brasileiros, à frente do socialista Eduardo Campos, político de carreira e governador mais bem avaliado do Brasil.

Mesmo sem jamais ter-se colocado como candidato a qualquer cargo eletivo, Joaquim Barbosa alcança hoje 8 pontos percentuais nas intenções de voto, contra no máximo 5, obtidos pelo governador de Pernambuco e presidente do PSB.

No primeiro cenário proposto pelo Datafolha, em que aparecem Dilma, Marina, Aécio, Barbosa e Campos, o ministro fica em quarto lugar, com 8% das intenções de voto, um ponto a mais que na sondagem anterior, feita em março. Eduardo Campos surge em quinto, com 5%, contra 4% da pesquisa anterior.

No segundo cenário, sem Dilma, mas com Lula na disputa, a posição do ministro Joaquim Barbosa permanece intacta: 8% de intenção de votos. Já o governador Eduardo Campos cai para 3%.

Numa terceira situação, em que o nome de Joaquim Barbosa não é colocado aos entrevistados, mas sim os de Dilma, Marina, Aécio e Eduardo Campos, o governador obtém 6% das intenções de votos – menos que os potenciais votos ao ministro nas outras simulações.

Grau de conhecimento – A assessoria do ministro não autoriza qualquer ilação a partir dos números do Datafolha. Barbosa mantém a posição de não disputar eleições. Os dados indicam, no entanto, que o magistrado é muito mais conhecido nacionalmente que o neto de Miguel Arraes. E mais, que a imagem do ministro está mais claramente associada à de oposicionista que a do governador, cujo partido ainda ocupa cargo no ministério da presidente Dilma.

 

E se Joaquim Barbosa fosse candidato a presidente?

Fonte: R7

+ sobre o tema

TSE prorroga prazo para pedido de 2ª via de título eleitoral

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite...

“Somos índios, resistimos há 500 anos. Fico preocupado é se os brancos vão resistir”

Há 30 anos, em plena Assembleia Constituinte, pintou o...

Janio ataca golpismo da Câmara e da mídia

Em duro artigo publicado neste domingo (16), o jornalista...

Demóstenes, sem mandato, responderá a processos criminais na Justiça comum

  A cassação do mandato de Demóstenes Torres,...

para lembrar

Mauro Santayana: O trabalho e os pobres que fazem a História

Mauro Santayana Até recentemente os historiadores desdenhavam os pobres....

Horizonte e os negros

Fonte: Blog do Laruiberto - Um intercâmbio cultural sobre...

Mandela, direitos humanos e a luta contra o racismo

A maior homenagem que o Senado pode prestar...

Escolas unidocentes e turmas multisseriadas em escolas urbanas

ELAS SÃO UMA DAS MAIORES INOVAÇÕES NO ENSINO NO...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=