Jorge Portugal: E agora Racismo?

Passada uma semana das reações apaixonadas, chegou a hora de perguntar serenamente: e agora, racismo brasileiro, podemos finalmente construir uma nação?Podemos começar a ensaiar os primeiros passos de uma futura igualdade social, a partir dessa primeira garantia de igualdade racial na educação, que o STF fez virar letra de lei?Ou vamos continuar esperneando pelos editoriais dos jornalões, nas baladas chics, nas redes sociais, ou nas mesas de bar contra uma decisão que lavou a alma do país?

Sinceramente, racismo, eu espera um placar de 6 a 4 e já estaria de bom tamanho.Mas o supremo nos mostrou que, apesar de ter um bom número de ministros-conservadores, estes se mostraram pessoas inteligentes e bons leitores do Brasil.Eles sabiam impossível continuar um apartheid de quatro séculos sustentado pelo cinismo, pela desfaçatez e pela crueldade do olvido.No voto de alguns, eu vi a completa destruição do argumento de “morte do mérito” que a elite euro-descendente brandia para condenar as cotas.Ora, como se podia falar em mérito quando, ao longo da história, houve uma reserva de mercado das coisas boas para um segmento e a sonegação de todos os bons caminhos para a outra parte? Escolas boas, empregos bons, contas correntes ótimas; para o outro lado, escravidão, abolição sem cidadania, péssima educação, favelas e cadeias.Ganhar assim era fácil demais, não?

O outro argumento, o de que cotistas não teriam condições de “acompanhar” o ritmo das aulas no ensino superior, esses dez anos de ações afirmativas desmoralizaram totalmente.Reitores de universidades que adotaram as cotas são unânimes em declarar que afrodescendentes e indígenas tornaram-se os melhores alunos, ou sempre estiveram entre os melhores de suas instituições! Sinal de que nunca faltou inteligência ou capacidade de aprender: faltava, sim, oportunidade.

10 x 0! Que placar! Nem a seleção de 1958 ou a de 1970 conseguiriam nos dar, no futebol, um placar tão expressivo.Como nos privaram secularmente não só do conhecimento como também do trabalho digno(uma coisa leva à outra), temos, desde já, duas novas batalhas à vista: a primeira, para implantar a decisão do STF em todas as universidade públicas que se recusavam a fazê-lo; a segunda, pela implantação do sistema de cotas no serviço público, através dos concursos.Isso não é pedido: é cobrança de dívida! Em tempo: essas palavras, racismo brasileiro, não são minhas: são do Supremo Tribunal Federal do Brasil.Vai encarar?

De qualquer modo, quem perde – e perde feio – tem todo o direito de espernear.Podem ficar à vontade.

 


Educador, criador e apresentador de Aprovado! (Rede Bahia) e Tô Sabendo (TV Brasil). Compositor de MPB.Escreveu Se escola fosse estádio e educação fosse Copa, a partir de um artigo em Terra Magazine.

Fonte: Blog do Jorge

+ sobre o tema

Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil em 2 anos

Entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e...

Crescimento de umbanda e candomblé reflete combate à intolerância

O número de adeptos de religiões afro-brasileiras, como umbanda...

Caso Miguel completa 5 anos: mãe critica lentidão da Justiça

A próxima terça-feira (dia 10) será mais um dia...

Transição energética não pode repetir injustiças históricas

Cá entre nós, no Brasil, o modelo de desenvolvimento...

para lembrar

Texto exemplar da Juíza Federal Raquel Domingues do Amaral

"Sabem do que são feitos os direitos, meus jovens? no...

As 10 mentiras mais contadas sobre os indígenas

As afirmações listadas abaixo foram extraídas da vida real....

Frequência afetiva, qual é a sua?

Dias desses mandei um inbox parabenizando uma amiga querida...

Política: O que é ser esquerda, direita, liberal e conservador?

Nas eleições presidenciais e estaduais de 2014, o Brasil...

Meninas mães passam de 14 mil e só 1,1% tiveram acesso a aborto legal

Quase 14 mil meninas de 10 a 14 anos de idade tiveram filhos no Brasil em 2023, e apenas 154 tiveram acesso ao aborto...

5 fatos que marcaram a atuação política de Pepe Mujica na presidência do Uruguai 

Pepe Mujica viveu até os 89 anos de idade e marcou a política latino-americana com suas ações em prol de causas populares e em...

INSS notificará beneficiários vítimas de descontos a partir de terça

A partir desta terça-feira (13), os aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.