Jornalista lança livro para ‘revelar falácia’ sobre o racismo no Brasil

Por: Mariana Rennhard*

No próximo dia 29 de agosto, a jornalista Fabiana Moraes, do Jornal do Commercio, lançará na Livraria Cultura de Recife (PE) o livro “Nabuco em Pretos e Brancos”. A obra fala sobre o preconceito e o racismo no Brasil.

A obra é fruto de uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e o Jornal do Commercio e teve origem em uma matéria feita por Fabiana em 2010, publicada em caderno especial duplo nas páginas do Jornal do Commercio para o centenário da morte de Joaquim Nabuco. “Nesse especial, a gente tratou a questão racial de uma maneira dialética, contando a experiência de cinco negros com ‘prestígio social’ e cinco brancos pobres”, contou a autora à IMPRENSA.

Como a reportagem que deu origem à obra não era inédita, Fabiana Moraes foi atrás de algumas inovações para complementar a produção. Sua busca por uma “novidade” se refletiu no projeto gráfico do livro, que o divide em duas partes bem diferenciadas, e na participação de colaboradores, que escreveram textos sobre algumas temáticas tratadas na obra. Entre os colaboradores estão especialistas como Ricardo Salles, Humberto França, Adriana Maria Paulo da Silva, Marc Hoffnagel e Marcelo Paixão.

Segundo Fabiana, a ideia de “Nabuco em Pretos e Brancos” é “revelar uma falácia muito comum no Brasil que é dizer que aqui a pessoa é discriminada por causa do dinheiro e não por causa da cor da pele. Isso é uma falácia. A cor da pele acaba contando como um capital”. Além disso, a autora disse que procurou “mostrar Nabuco não daquela forma oficial, como nos ensinam na escola, mas, sim, mostrá-lo de uma maneira dialética, assim como são tratados negros e brancos no Brasil”.

* Com supervisão de Vanessa Gonçalves

 

Fonte: Portal Imprensa

+ sobre o tema

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o...

James Cone, teologia negra da libertação e luta antirracista

No dia 28 de abril de 2024, completa-se 6...

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

para lembrar

Após sofrer racismo na escola, Kheris Rogers de 10 anos cria linha de roupas empoderadora

Você precisa conhecer Kheris Rogers, uma menina de 10...

A Discriminação de Boris Casoy: Isso é uma vergonha

Neste vídeo o apresentador da Band, Boris Casoy declara...

RACISMO NA ITÁLIA: Mais um capítulo do racismo na Itália

O prefeito de Brescia, Adriano Paroli, do PDL, informou...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=