Por: Mariana Rennhard*
No próximo dia 29 de agosto, a jornalista Fabiana Moraes, do Jornal do Commercio, lançará na Livraria Cultura de Recife (PE) o livro “Nabuco em Pretos e Brancos”. A obra fala sobre o preconceito e o racismo no Brasil.
A obra é fruto de uma parceria entre a Fundação Joaquim Nabuco e o Jornal do Commercio e teve origem em uma matéria feita por Fabiana em 2010, publicada em caderno especial duplo nas páginas do Jornal do Commercio para o centenário da morte de Joaquim Nabuco. “Nesse especial, a gente tratou a questão racial de uma maneira dialética, contando a experiência de cinco negros com ‘prestígio social’ e cinco brancos pobres”, contou a autora à IMPRENSA.
Como a reportagem que deu origem à obra não era inédita, Fabiana Moraes foi atrás de algumas inovações para complementar a produção. Sua busca por uma “novidade” se refletiu no projeto gráfico do livro, que o divide em duas partes bem diferenciadas, e na participação de colaboradores, que escreveram textos sobre algumas temáticas tratadas na obra. Entre os colaboradores estão especialistas como Ricardo Salles, Humberto França, Adriana Maria Paulo da Silva, Marc Hoffnagel e Marcelo Paixão.
Segundo Fabiana, a ideia de “Nabuco em Pretos e Brancos” é “revelar uma falácia muito comum no Brasil que é dizer que aqui a pessoa é discriminada por causa do dinheiro e não por causa da cor da pele. Isso é uma falácia. A cor da pele acaba contando como um capital”. Além disso, a autora disse que procurou “mostrar Nabuco não daquela forma oficial, como nos ensinam na escola, mas, sim, mostrá-lo de uma maneira dialética, assim como são tratados negros e brancos no Brasil”.
* Com supervisão de Vanessa Gonçalves
Fonte: Portal Imprensa