Jovem é impedida de entrar em sua própria casa e acusa vizinhos de racismo

Isabella Barboza, de 24 anos, relatou em seu Facebook o caso e em conversa com a Marie Claire diz que não vai denunciar: “uma mulher negra e jovem, ao processar um velho, branco, rico e idoso vou ganhar? Não vou ganhar”

Por Priscilla Geremias, no Marie Claire

 

Isabella Barboza, de 24 anos, relatou em seu Facebook caso em que sofreu racismo (Foto: Reprodução / Facebook)

 

“Ontem eu fui impedida de entrar na minha própria casa”, diz Isabella Barboza, de 24 anos, ao começar seu relato publicado em perfil no Facebook no dia 24 de novembro. Em conversa com a Marie Claire, a estudante de Jornalismo e e assistente administrativa conta que o acontecido foi um ato racista.

“Eu desci para buscar um litrão em um bar perto de casa e quando voltei dois senhores estavam chegando e eu entrei junto com eles, o mais velho já foi questionando se eu morava ali, com uma atitude super grosseira e quando eu consegui entrar pelo portão ele se posicionou na minha frente e ficou me questionando se eu era moradora e pedindo para eu mostrar a chave”, conta Isabella.

No prédio em que mora no bairro Pinheiros, região nobre de São Paulo, não tem portaria. São dois portões, um pra rua e um interno, e ambos abrem pela mesma chave. “Ficamos entre os portões, o senhor estava com uma postura grosseira, sempre se posicionando na minha frente”, diz Isabella.

“Eu estava mais arrumada que a própria Michelle Obama”, escreveu a jovem em seu relato e continuou: “Desviei do racista e continuei meu caminho até o segundo portão. Ele então, não satisfeito, me pediu prova que eu morava ali e que mostrasse a chave. Perguntou meu apartamento. Pediu para eu abrir o segundo portão, para ver se eu tinha mesmo a chave. Deu carteirada quando meu amigo perguntou se ele morava ali, em tom de deboche. ‘Sou proprietário aqui’. Tudo isso na maior postura grosseira, sempre me olhando de cima a baixo e fazendo cara de nojo para mim, principalmente”.

” Me pediu prova que eu morava ali e que mostrasse a chave. Perguntou meu apartamento”, diz Isabella (Foto: Reprodução / Facebook)

 

Isabella conta ainda que está sendo difícil lidar com a repercussão do caso. Sua publicação tem mais de 4 mil likes e 817 compartilhamentos. “Estou muito desgastada com essa história, recebendo muitas mensagens negativas e não estou bem para falar sobre isso mais uma vez. Foi uma situação muito chata”.

Em seu texto, Isabella lembra que é o momento para rever privilégios: “Quando nós negros falamos em rever seus privilégios, é exatamente isso. Nem na minha casa, que batalho tanto para manter e pagar, eu posso entrar sem ser mal tratada e questionada. Nem no conforto do meu lar eu sou poupada do racismo alheio. Nem mesmo na minha própria casa me respeitam. Não importa o dinheiro que eu tenho, nem que eu estava mega bem arrumada. O que importou para eles foi a cor da minha pele, como uma neguinha vai morar no mesmo prédio que eu? Vou morar sim, querido. Vou morar, vou ocupar e vai ter preto em todo lugar”, escreve.

Isabella não irá denunciar seus vizinhos. “Vou tomar apenas medidas administrativas perante o condomínio. Convenhamos, a justiça brasileira, que é branca e masculina, você realmente acha que eu, uma mulher negra e jovem, ao processar um velho, branco, rico e idoso vou ganhar? Não vou ganhar. Não adianta eu abrir um BO [boletim de ocorrência], meter um processo, porque isso vai voltar para mim, na minha carreira e na minha saúde mental”, explica.

Tão pouco a jovem pretende mudar de apartamento. “Não tem como e não tem como fugir do racismo, ele estará aonde eu estiver, tá na pele, não no lugar”.

 

 

+ sobre o tema

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo...

para lembrar

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de...

Sônia Nascimento – Vice Presidenta

[email protected] Sônia Nascimento é advogada, fundadora, de Geledés- Instituto da...

Suelaine Carneiro – Coordenadora de Educação e Pesquisa

Suelaine Carneiro [email protected] A área de Educação e Pesquisa de Geledés...

Sueli Carneiro – Coordenadora de Difusão e Gestão da Memória Institucional

Sueli Carneiro - Coordenação Executiva [email protected] Filósofa, doutora em Educação pela Universidade...
spot_imgspot_img

Por que mandaram matar Marielle Franco? Essa agora, é a pergunta que não se cala…

Seis anos depois e finalmente o assassinato de Marielle Franco e Anderson Borges, parece estar chegando a um final, pelo menos em relação aos...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...

Poesia: Ela gritou Mu-lamb-boooo!

Eita pombagira que riscaseu ponto no chãoJoga o corpo da meninade joelho num surrão. Grita ao vento seu nomeComo se quisesse dizerQue mulher tem que...
-+=