Jovem é reprovada em seleção de lojas Centauro por ser gordinha

Seleção da Centauro disse que a empresa procurava pessoas com perfil “mais atlético”; companhia pediu desculpas por discriminação

Uma jovem de 22 anos fez um vídeo (veja acima) em que denuncia ter sido vítima de preconceito em uma entrevista de emprego para uma vaga da Rede de Lojas Centauro, em São Paulo. Francyeli Almeida chegou a gravar a funcionária de Recursos Humanos contratada pela companhia para realizar o processo seletivo assumindo que o fato de ela estar acima do peso fazia com que ela não se encaixasse no perfil da vaga.

“Você foi muito bem, mas não tem o perfil que a empresa busca. Por serem do ramo de roupas esportivas, eles buscam alguém com um perfil mais atlético”, alega a funcionária na gravação. Ela afirma, ainda, “que os trabalhadores da companhia utilizam uniformes” e que não teriam o tamanho da jovem.

“Fiquei indignada e resolvi fazer o vídeo, me expor, para que mais pessoas não precisem passar pelo constrangimento que eu e outras pessoas – segundo ela, entre os reprovados em uma dinâmica de grupo estavam mais duas meninas acima do peso – passamos”.

Segundo o advogado Eduardo Carvalho, especialista em relações do trabalho, a jovem foi vítima de discriminação e pode entrar na Justiça para pedir danos morais. “A legislação brasileira afirma que o fatos estético não pode ser determinante na hora da contratação”, explica.

Francyelli afirma que, após a divulgação da gravação nas redes sociais (o vídeo postado no YouTube teve, em quatro dias, mais de cinco mil visualizações), a empresa entrou em contato com ela por telefone para se retratar. “Eles me ligaram, pediram desculpas, esclareceram que a funcionária é contratada por uma empresa terceirizada e que depois deste caso fariam uma reunião para tomar as devidas providências daqui para a frente”.

De acordo com Carvalho, a retratação pode amenizar a culpa da empresa juridicamente. “A atitude diminui os danos causados à vítima”, diz.

Para a candidata à vaga, o objetivo de se expor publicamente e contar o preconceito sofrido é fazer com que a Centauro mude o pensamento na hora de contratar. “Só quero que, a partir de agora, eles julguem as pessoas pelas suas capacidades, apenas”.

Portal da Band entrou em contato com a assessoria de imprensa da Centauro. Em nota, a empresa diz que repudia o preconceito e ressalta que possui funcionários que usam uniformes GG. Além disso, confirmou que entrou em contato com a moça para se desculpar.

Veja, abaixo, a nota da Centauro na íntegra

A Centauro esclarece o seguinte:

– Que repudia todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação racial, física, social, sexual e religiosa. E ressalta ainda que tem em seu quadro de colaboradores pessoas que usam uniformes GG ou maior.

– O processo seletivo é realizado por diversas empresas terceirizadas, entre elas a Profissional Atual, de São Paulo, que assumiu toda a responsabilidade pelo fato.

– A empresa de recrutamento, inclusive, já entrou em contato com Francyeli e explicou à candidata que houve um erro no procedimento da seleção. A pessoa que a entrevistou passará por uma reciclagem.

– A Profissional Atual ainda ofereceu gratuitamente à Francyeli um trabalho de coaching para apoio no processo de recolocação profissional.

– A Centauro também entrou em contato com Francyeli logo após a publicação do vídeo e lamenta profundamente o ocorrido.

Fonte: Band

+ sobre o tema

Gorda e puta – Por: Nádia Lapa

Gorda feia do caralho! HUAHEHAUHEAUHEA Tem q ter coragem e...

Governo Alckmim reprova gordos em concurso

De 11.858 docentes aprovados no último concurso do governo...

Aluno é barrado em escola por usar trajes de candomblé

Mãe diz que menino foi proibido de frequentar as...

Prefeito francês recusa enterro de bebê cigano em cemitério municipal

Um prefeito francês se recusou a organizar o enterro...

para lembrar

“Não há nada para você aqui”: o drama das mulheres gordas na França

Há décadas a imagem da mulher parisiense chique e...

Após sofrer preconceito na faculdade, merendeira do DF faz mestrado na UnB

Ela começou a cozinhar com oito anos de idade,...

Ludmilla já sofreu preconceito por roupa curta e rebate: ‘Visto o que eu quiser’

A ‘carinha das noitadas’ na cena funkeira dispensa salto...

Discriminação: como ensinar as crianças a não ter preconceitos?

Vale a pena ver o vídeo e pensar como...
spot_imgspot_img

Justiça de SP condena professor da Fatec por xenofobia contra aluna do Nordeste

O colégio recursal do Tribunal de Justiça de SP em Santos confirmou uma decisão que condenou o Centro Paula Souza e um docente da...

Casa da covereadora Carolina Iara sofre atentado a tiros na madrugada

A casa da covereadora Carolina Iara, 28 anos, na zona leste de São Paulo, uma das representantes do mandato coletivo Bancada Feminista, eleito para...

Uso de algoritmos em processo seletivo de emprego pode prejudicar candidatos

As máquinas tomam mais decisões sobre as nossas vidas do que se pode imaginar. Algoritmos podem decidir se um indivíduo terá um crédito aprovado...
-+=