LIBERTAÇÃO GORDA: MEU CORPO NÃO É O PROBLEMA

A Ana traduziu este post da ativista americana Virgie Tovar, que a própria Ana recomendou. 

Libertacao_gorda1

Ano passado, publiquei um manifesto de libertação das gordas escrito quarenta anos atrás! Ou seja, o movimento de aceitação do corpo é antigo. 
Será que algum dia não precisaremos lutar mais para que nossos corpos não sejam vigiados e punidos o tempo todo?

Libertacao_gorda2

Para mim, libertação gorda é recusar-me a “consertar” meu corpo, porque não há nada de errado com ele; o que está errado é a cultura que encoraja todos os corpos a parecerem exatamente iguais.

Libertacao_gorda3

Para mim, libertação gorda é enxergar que gordofobia/discriminação em razão do corpo não é um problema individual que pode ser resolvido cedendo à pressão (exemplo: fazendo dietas). É um problema cultural que só será resolvido através de uma radical mudança da visão que temos da diversidade dos corpos.

Libertacao_gorda4

Para mim, libertação gorda é me recusar a ser obcecada em perder peso para obter amor ou encontros (porque a preocupação só faz meu peito arder; ela não me dá outro corpo); perder peso não vai curar uma cultura corrompida e obcecada em subjugar mulheres e banalizar o romance.

Libertacao_gorda5

Quando eu converso com as pessoas sobre porque gastam tanto tempo de suas vidas perseguindo a perda de peso, inevitavelmente todas dizem que é porque querem ser amadas, querem ser vistas, querem ser tratadas humanamente. Todo mundo quer essas coisas. Todo mundo merece essas coisas. Eu nunca conheci alguém que quisesse perder peso porque é algo que lhe parece divertido, interessante ou útil.

Libertacao_gorda6

Porém, vivemos numa cultura em que coisas como amor, felicidade, poder e sucesso estão inerentemente ligadas à magreza. s padrões que ditam quem é magro e quem é gordo são estabelecidos pelas culturas. Esses padrões mudam ao longo do tempo, e mesmo agora há diferentes culturas em todo o mundo com diferentes interpretações acerca de quais pessoas são magras e quais pessoas são gordas.

Libertacao_gorda7

Quando eu penso na minha vida, há tantas coisas que eu gostaria de poder mudar! Eu quero ser levada a sério por parceiros em potencial –- e não apenas vista como alguém com quem é divertido transar, mas não apropriada para namorar. Eu quero ser levada a sério por empregadores em potencial -– e não ser vista como alguém que vai destoar do profissionalismo do ambiente. 

Libertacao_gorda8

Eu quero ter mais acesso às roupas que eu amo. Eu quero caber mais confortavelmente em aviões e trens. Eu quero ser tratada com respeito por médicos. Eu quero sair sem ter a preocupação de que alguém vai comentar sobre meu corpo.

Libertacao_gorda9

A cultura me diz que se eu me conformar e fizer dieta eu poderei ter essas coisas e se eu ceder e me esconder e me odiar, então eu poderei evitar algumas outras coisas. Mas eu sei que isso é uma GRANDE MENTIRA! A verdade é que o meu corpo não é o problema. E já que não é o problema, porque eu deveria mudá-lo? Hoje os momentos que eu costumava passar odiando esse corpo são momentos que eu passo planejando a reação super radical e ultra sexy contra essa instituição cultural perigosa.

Libertacao_gorda10

O que eu quero dizer é que a solução para um problema cultural como a gordofobia não é mais gordofobia.
Alimento para a sua mente: ensine uma garota a se conformar e ela estará segura por um dia. Ensine uma garota a desconstruir o patriarcado e ela estará livre para sempre.
Libertacao_gorda11
Essas mulheres vestem manequim diferente mas todas têm o mesmo peso: 68 quilos. E nenhuma é gorda. Ou, pros padrões de modelo — nenhuma chega aos 60 quilos —todas são gordas?
Fonte: Escreva Lola Escreva

 

+ sobre o tema

O velho preconceito contra os nordestinos – Por: Carlos Thiago

Estava no Facebook em mais uma noite de insônia,...

Grupo multirreligioso de juristas é criado para combater intolerância

Por:Juliana Prado RIO - Representantes de várias religiões decidiram criar...

Estudante denuncia agressão e racismo em festa da USP

Bárbara Ferreira Santos Um estudante de Ciências Sociais da Universidade...

Estudante é expulso de fórum por se recusar a tirar adereço do candomblé

Procurada para comentar a denúncia, a juíza Elque Figueiredo,...

para lembrar

10 vezes que as famosas deram as melhores respostas para críticas ao seus corpos

por Beatriz Moura no Virgula 1) Quando a Nicki Minaj quis mostrar...

Gorda e puta – Por: Nádia Lapa

Gorda feia do caralho! HUAHEHAUHEAUHEA Tem q ter coragem e...
spot_imgspot_img

Justiça manda Governo do RJ pagar R$ 80 mil a Cacau Protásio por ataques em gravação em quartel dos bombeiros

A Justiça do Rio de Janeiro determinou, em segunda instância, que a atriz Cacau Protásio seja indenizada em R$ 80 mil por ataques e...

Racismo, gordofobia, transfobia. Já se sentiu discriminado ao fazer compras?

Em uma loja de grife vazia, em Goiânia, a única pessoa a perceber a presença da estudante de Medicina Lara Borges, de 20 anos,...

‘Absolutamente fora do padrão’: representante do setor funerário condena caixão com lixo de jovem morto sem atendimento em SP

O presidente da Associação Brasileira de Empresas e Diretores do Setor Funerário (ABREDIF), Lourival Panhozzi, afirmou ao g1 que os protocolos adotados pela funerária responsável pelo...
-+=