Jovem estilista negro veste vice-presidente colombiana com moda de ‘resistência’

Enviado por / FontePor Reuters, no F5

Vestidos coloridos para Francia Márquez têm chamado a atenção internacional

Esteban Sinisterra, um jovem estilista negro da pobre região do Pacífico colombiano, está vestindo a vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, a primeira mulher negra a ocupar o cargo, no que ele chama de moda de “resistência”.

Sinisterra, cujos vestidos estampados coloridos para Márquez têm chamado a atenção internacional, cresceu no município de Santa Bárbara Iscuandé, na província de Nariño, onde ele diz que jovens têm poucas oportunidades de escapar do envolvimento no conflito interno em curso no país.

Sua formação tem semelhanças com Francia Márquez, uma ex-dona de casa e ativista ambiental que cresceu no município pobre de Suárez, na província de Cauca, e enfrentou ameaças de morte por sua oposição à mineração de ouro.

“De uma forma ou de outra, a história dela e a minha são semelhantes, então acho que houve uma faísca muito bonita”, disse Sinisterra, 23, que agora mora na cidade de Cali e estuda serviço social, além de seu trabalho como estilista.

“Primeiro aceitamos e reconhecemos que temos raízes que nos conectam, que é a África, mas levando em conta essas raízes também expressamos o território de onde viemos, o Pacífico colombiano”, disse Sinisterra, que aprendeu seu ofício com sua tia e avó.

“Cada uma das roupas de Francia evoca isso”, afirmou Sinisterra. “É poder mostrar que somos assim… então para mim moda, minha moda, é resistência.”

Francia Márquez, 40, que mencionou seus ancestrais em juramento de posse, deve liderar um novo ministério da igualdade se o governo conseguir a aprovação do Congresso para sua criação.

+ sobre o tema

Gilberto Gil confirma sua candidatura para a Academia Brasileira de Letras

O músico baiano Gilberto Gil confirmou que se candidatará a uma...

O Panafricanismo na figura de Agostinho Neto

O Panafricanismo africano tem as suas origens no combate...

Racismo se mantém velado

Minas tem uma denúncia a cada dois dias, mas...

Nasce Uma Estrela: Beyoncé pode estrelar remake

O filme musical Nasce Uma Estrela deve ganhar sua...

para lembrar

Yannick Hara, Asaph e BIG THE KIID criticam uso compulsivo de tecnologia em novo single

O uso compulsivo de tecnologia pode aflorar males como...

Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Celebrado no dia 25 de julho, o dia da...

‘Lima Barreto, ao terceiro dia’ conta vida e obra do escritor

Com texto de Luiz Alberto e direção de...
spot_imgspot_img

Clayton Nascimento monta espetáculo sobre a história do Brasil que queremos esquecer

Há pouco mais de um mês, assisti ao espetáculo "Macacos", encenado pelo ator Clayton Nascimento, durante o 6º Festival Melanina Acentuada, em Salvador, sob a...

Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira receberá obras repatriadas de artistas negros

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), situado em Salvador, será o destino de uma das maiores repatriações de arte afro-brasileira já realizadas. Um...

Ilê Aiyê celebra força das mulheres negras com oficinas gratuitas de música e dança em Salvador

Uma série de atividades promovidas pelo bloco Ilê Aiyê vai celebrar a força das mulheres negras nesta semana em Salvador. A entidade realiza, a partir...
-+=