Jovem registra primeiro dia de aula da mãe e se emociona: ‘Chegou minha vez de fazer algo por ela’

Trinta anos separam o jovem aprendiz do Metrô Rio Vanderson Nascimento de sua mãe, a diarista Marília Nascimento, de 52 anos. No entanto, na última segunda-feira, uma cena os aproximou de tal forma que o tempo se esvaiu no ar. E gerou um reencontro de mãe filho consigo mesmos.

Por Pedro Willmersdorf, do Extra 

— Certo dia, ouvi na rádio a história de uma senhorinha que decidiu voltar a estudar aos 80 anos. Aquilo me fez ficar no ouvido da minha mãe, a incentivando e estimulando a voltar à escola — comenta Vanderson, de 22 anos, morador da comunidade de Manguinhos, na Zona Norte do Rio.

E lá em Manguinhos, na Escola municipal Juscelino Kubitschek, depois de muitas palavras de Vanderson e de seus três irmãos encorajando Dona Marília, ela, enfim, voltou a pisar num pátio colegial, matriculada na 2ª série do ensino fundamental. O registro, feito devidamente por Vanderson e publicado em seu Facebook, já foi compartilhado mais de 14 mil vezes, com quase 40 mil curtidas.

— Levei minha mãe até a porta da escola e me veio à cabeça todas as vezes que ela fez aquilo por mim. Cheguei a me emocionar. Ela é o maior exemplo de superação para mim e pros meus irmãos — conta o rapaz, abandonado pelo pai quando ainda era pequeno — Minha mãe chegou a se casar uma segunda vez, mas ficou viúva. E sempre nos incentivou a estudar, a lutar pelo que queremos — reforça Vanderson, que tem o ensino médio completo e pretende cursar uma faculdade em breve, só faltando decidir o curso. Ele está em dúvida entre Direito, Psicologia e Administração.

Sem esperar todo o sucesso do post nas redes, Vanderson aproveita o ensejo para deixar um recado a outros jovens.

— Que sirva de incentivo para outros filhos incentivarem seus pais. Que eles possam voltar aos estudos, nunca é tarde. Temos que honrar nossos pais sempre! — celebra.

+ sobre o tema

Pará e África unidos pela cultura

O olhar cinematográfico o acompanha desde a infância,...

Unesco e Brasil criam programa para ensino da história africana

A Organização das Nações Unidas para Educação, a...

As falhas no Enem e os interesses que se movem nos bastidores

"Prova do Enem é tecnicamente sustentável sob todos os...

O racismo como polêmica escolar

ERICA BARBOSA BAIA FERNANDA MARQUES DE ALMEIDAROSIANE MACHADO...

para lembrar

Dicas para lidar com o racismo na sala de aula

Não é fácil abordar a questão do racismo na...

Bibliotecas Comunitárias contra o analfabetismo funcional

Por: Kátia Ferraz   A liberdade, a prosperidade e...

Professores da rede pública poderão fazer curso nos EUA

Boa notícia para os professores de Língua Inglesa da...

Fuvest 2011 tem mais inscritos do que ano anterior

Ao todo, 132.969 pessoas se candidataram às 10.752 vagas...
spot_imgspot_img

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=