A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha, a região foi tombada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Uma cerimônia no Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista, oficializará sua indicação no dia 8 deste mês. Participarão da solenidade o embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Máximo Chantre D’Oliveira, o cônsul do país Emmanuel Jean-Baptiste da Silva Rocha e o presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf.
“A nomeação como embaixadora da Cidade Velha vem estreitar ainda mais os laços de amizade e esforços para a realização de inúmeros projetos que unem nossos escritores, artistas e realizadores brasileiros aos irmãos africanos”, afirma Joyce.
Com frequência descrita por autoridades do arquipélago de Cabo Verde como o “berço da nação cabo-verdiana”, a cidade foi a primeira aglomeração urbana construída pelos portugueses na região dos trópicos, em 1462, dois anos após aportarem e começarem a povoar o conjunto de ilhas.
Foi, ainda, a primeira capital de Cabo Verde —até que perdeu o posto para a cidade de Praia, também na ilha de Santiago.
A região foi inicialmente batizada de Ribeira Grande e, ao longo dos séculos 16 e 17, usada como entreposto do comércio escravagista no Atlântico. Ali paravam navios com homens e mulheres capturados na costa da África para reabastecer até que pudessem seguir viagem para a Europa ou para a América.
As construções urbanas foram erguidas por mão de obra cativa e, entre as poucas que se mantêm em pé, está a igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde pregou o padre jesuíta António Vieira (1608-1697).