Joyce Ribeiro será nomeada embaixadora de Cidade Velha, em Cabo Verde

Região foi tombada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

A apresentadora da TV Cultura Joyce Ribeiro será nomeada a embaixadora no Brasil para a cidade de Ribeira Grande, em Cabo Verde. Mais conhecida como Cidade Velha, a região foi tombada como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Uma cerimônia no Museu da Língua Portuguesa, na capital paulista, oficializará sua indicação no dia 8 deste mês. Participarão da solenidade o embaixador de Cabo Verde no Brasil, José Pedro Máximo Chantre D’Oliveira, o cônsul do país Emmanuel Jean-Baptiste da Silva Rocha e o presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf.

“A nomeação como embaixadora da Cidade Velha vem estreitar ainda mais os laços de amizade e esforços para a realização de inúmeros projetos que unem nossos escritores, artistas e realizadores brasileiros aos irmãos africanos”, afirma Joyce.

Com frequência descrita por autoridades do arquipélago de Cabo Verde como o “berço da nação cabo-verdiana”, a cidade foi a primeira aglomeração urbana construída pelos portugueses na região dos trópicos, em 1462, dois anos após aportarem e começarem a povoar o conjunto de ilhas.

Foi, ainda, a primeira capital de Cabo Verde —até que perdeu o posto para a cidade de Praia, também na ilha de Santiago.

A região foi inicialmente batizada de Ribeira Grande e, ao longo dos séculos 16 e 17, usada como entreposto do comércio escravagista no Atlântico. Ali paravam navios com homens e mulheres capturados na costa da África para reabastecer até que pudessem seguir viagem para a Europa ou para a América.

As construções urbanas foram erguidas por mão de obra cativa e, entre as poucas que se mantêm em pé, está a igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde pregou o padre jesuíta António Vieira (1608-1697).

+ sobre o tema

Juíza viraliza nas redes ao citar em sentença a poesia “A Vida É Loka” de Sergio Vaz

“Esses dias tinha um moleque na quebrada com uma arma...

Inflorescência

Antes de ligar a maquininha, o Isaac me perguntou...

Igualdade de Gênero na Educação e Liberdade de Expressão

Um conjunto de organizações, preocupado com a violência de...

para lembrar

Meninas de pelo menos 70 países ainda são agredidas por querer estudar, diz relatório da ONU

Um novo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) revela que meninas...

Mulheres negras

  Ainda é gesto tímido escalar atrizes negras como protagonistas,...

Capitolina entrevista: Criola

Hoje na coluna de arte entrevistamos a Criola, mulher...

TV Globo nega racismo em foto sobre ‘diversidade’ só com mulheres louras

Dezessete mulheres louras, brancas, de cabelos lisos se enfileiram...
spot_imgspot_img

Sueli Carneiro analisa as raízes do racismo estrutural em aula aberta na FEA-USP

Na tarde da última quarta-feira (18), a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) foi palco de uma...

O combate ao racismo e o papel das mulheres negras

No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil pessoas negras se encontraram no bairro de Sharpeville, em Joanesburgo, África do Sul,...

Ativistas do mundo participam do Lançamento do Comitê Global da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver

As mulheres negras do Brasil estão se organizando e fortalecendo alianças internacionais para a realização da Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem...
-+=