JUAZEIRO: Ações integradas marcam o mês da Consciência Negra

Fonte: Portal Vermelho –

 

 

Palestras, exposições fotográficas, cinema itinerante, Semana de Saúde e Educação, campanhas e vigília marcam a série de ações integradas promovidas pela Prefeitura de Juazeiro em comemoração ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O objetivo do projeto Novembro Negro é discutir o fortalecimento, a valorização e o reconhecimento das contribuições da cultura negra na história do município. A programação tem início nesta sexta-feira (06/11) e prossegue até o fim do mês.

 

Com abertura hoje, a exposição “Paisagens do Invisível: Infância, AIDS e Esperança em Moçambique” fica em cartaz até o dia 13, em diferentes espaços da cidade. A mostra traz um registro fotográfico da realidade negra de Moçambique.

Já o documentário nacional “Vista a minha pele” percorre seis bairros dentro do conceito de Cinema Itinerante, apresentando uma paródia do processo de colonização brasileira, onde os negros são a classe dominante e, os brancos, escravizados. O vídeo ficcional-educativo, distribuído para 2 mil escolas públicas do país, funciona como material básico para discussão sobre racismo e preconceito em sala de aula. Exibições a partir do dia 8 e até 27.

A programação cultural ainda se estende a programas de rádio temáticos, abordando temas como Zumbi dos Palmares, ações afirmativas e a luta por mais participação dos negros nos espaços públicos; e sessões de cinema nas escolas, com películas clássicas acerca da temática do negro, a exemplo de A Cor Púrpura, Amistad e Diamante de Sangue. Grupos de capoeira e samba de roda completam a miscelânea cultural África – Brasil.

Juazeiro também vai sediar um encontro de Secretários de Ação Social (COEGEMAS) e um encontro com líderes religiosos de matrizes africanas, com direito à palestra sobre a tradição e resistência juazeirense na preservação da herança religiosa. A programação ainda conta com seminários educativos sobre o continente africano, semana de atenção à saúde da população negra, entrega de Diploma ao Mérito Zumbi dos Palmares a personalidades negras da cidade ou da comunidade escolar, e a Caminhada Estudantil da Consciência Negra.

Matéria original

+ sobre o tema

para lembrar

Instituto Federal de Roraima forma primeira turma 100% indígena

Familiares e amigos de 21 formandos do curso Técnico...

Salto para o Futuro discute impacto do racismo na educação

Considerando ser 2011, segundo a ONU, o Ano Internacional...

MEC divulga mudanaças nas regras do ProUni

Ministério de Educação divulga as regras para concorrer...

Congresso de Pesquisadores Negros será sediado na UFPA

  A UFPA assinou um termo de cooperação com a...
spot_imgspot_img

Geledés participa do I Colóquio Iberoamericano sobre política e gestão educacional

O Colóquio constou da programação do XXXI Simpósio Brasileiro da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), realizado na primeira semana de...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...
-+=