Júlio Silva prepara sua aposentadoria jogando torneio de veteranos

Júlio Silva, tenista que está no circuito profissional desde 1999, já está preparando sua aposentadoria. Em 2013, depois de três anos viajando a torneio internacionais sem técnico ou preparador físico, o atleta quer deixar as quadras. “Neste ano vou disputar apenas torneios no Brasil. Enquanto isso, vou vendo quais oportunidades ligadas ao esporte surgem para mim. Tomei essa decisão porque, apesar de ter patrocínio de roupa e equipamento, me falta ajuda para custear as viagens.

Quando você viaja como atleta ganha dinheiro com os prêmios, mas tem muitos gastos também. Preciso de algo mais estável”, confessou Júlio, que já foi o número 144 do mundo em simples e 132 em duplas, além de já ter disputado a Copa Davis representando o time brasileiro e disputado as chaves de Roland Garros e do Aberto dos Estados Unidos.

Na segunda-feira, durante o lançamento do Masters Tour, circuito de tênis de seniors, que Júlio Silva falou sobre o fim de sua carreira. O tenista de Jundiaí (SP) irá participar do torneio como convidado, desde a primeira etapa, que será realizada na próxima sexta-feira até domingo, em Curitiba (PR). Além dele, outros grandes nomes como Alexandre Hocevar, Ana Paula Zannoni, Fábio Silberberg, Givaldo Barbosa, João Soares, Patrícia Medrado, Roberta Burzagli, Sumara Passos, Andréa Vieira e William Kyriakos também vão marcar presença na competição.

Atualmente com 33 anos de idade, Júlio Silva ressalta que aprendeu muito com os momentos complicados pelos quais passou na carreira. “Já fiz muitas viagens sem dinheiro, andando de ônibus para economizar o dinheiro do táxi, lavando a roupa na pia do banheiro do hotel, levando uma máquina de encordoar na bagagem para economizar com o encordoamento. Mas, graças a esses acontecimentos, entendo que tudo é possível para todo mundo”, falou o tenista, que atualmente mora com a esposa e os filhos em Itatiba (SP), e deseja proporcionar uma situação mais estável para sua família.

Nesta temporada, outros grandes atletas da modalidade vão participar do Masters Tour: Ricardo Mello, que já foi o número 50 da ATP, conquistou 15 títulos de challengers e representou o país na Copa Davis por nove anos, e Carla Tiene, capitã da Fed Cup, que também já representou o Brasil na competição como atleta. A novidade do calendário fica por conta da volta de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, como sede da competição. A etapa na cidade será realizada entre os dias 5 e 7 de abril.

Depois de Curitiba e Ribeirão Preto, o Masters Tour 2013 segue para o Rio de Janeiro, com a terceira etapa (17 a 19 de maio), sendo que a quarta será disputada em Brasília (DF), de 16 a 18 de agosto. Já a quinta etapa será em São Paulo, entre os dias 6 e 8 de setembro. Por fim, a definição dos melhores tenistas da temporada será realizada em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, de 13 a 17 de novembro. A competição conta com a presença de tenistas convidados, com idade superior a 30 anos, que tenham sido campeões brasileiros, finalistas de Torneios ATP e representantes do Brasil em Olimpíadas, Jogos Pan-americanos, Copa Davis e Fed Cup.

Cada etapa do Masters Tour será disputada por oito duplas masculinas e quatro femininas, que terão suas parcerias alternadas a cada nova competição, fazendo com que os atletas pontuem individualmente no ranking do circuito. Na chave dos homens, uma vaga é reservada para uma dupla de destaque do clube sede da competição.

Em 2012, Ana Paula Zannoni, estreante na competição, e Givaldo Barbosa, único tenista a participar de todas as etapas do circuito, desde seu lançamento, em 2003, foram os campeões. Já em 2011, Marcio Carlsson e Andréa ‘Dadá’ Vieira foram os melhores. Nos anos anteriores, quando havia apenas disputas masculinas, os troféus de “Melhor do Ano” foram para Fábio Silberberg (2003 e 2004), Júlio Góes (2005), Danilo Marcelino (2006), Nelson Aerts (2007), João Soares (2008) e Marcelo Saliola (2009 e 2010).

 

 

Fonte: Correio do Brasil 

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Encontro do Hip Hop com a SEPPIR em São Paulo

No ultimo final de semana os representantes,militantes e ativistas...

Renato vai passar por cirurgia, mas voltará a jogar futebol

Procedimento de introdução de um catéter no coração será...

Emílio Santiago critica MPB atual: “É tudo muito cool”

Lançando o DVD "Só danço samba", cantor fala sobre...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade lidera Brasil à prata por equipes no Pan-Americano

Rebeca Andrade estreou com uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Neste domingo, a campeã olímpica liderou o Brasil ao pódio por equipes em...

Queniano Kelvin Kiptum quebra recorde da maratona em Chicago

O corredor queniano Kelvin Kiptum venceu a Maratona de Chicago, na manhã deste domingo (8), completando o percurso de 42,195 quilômetros pela cidade americana em duas...

Ouro para o Brasil: Rebeca Andrade é bicampeã no salto no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conquistou, neste sábado, a medalha de ouro no Mundial de Ginástica no salto. A brasileira, atual campeã olímpica, superou a norte-americana Simone Biles, que...
-+=