Justiça diz que Tiririca não precisa fazer novo teste para provar que sabe ler e escrever

Promotoria pediu que deputado eleito escrevesse redação


O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo indeferiu nesta quinta-feira (18) dois pedidos do Ministério Público para que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira da Silva, o Tiririca (PR-SP), fizesse novas provas para mostrar que sabe ler e escrever.

O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes entrou com dois mandados de segurança pedindo a anulação do teste realizado na semana passada pelo humorista.

Na última quinta-feira (11), Tiririca escreveu trechos ditados do livro Os 60 Anos da Justiça Eleitoral e, depois, leu e explicou trechos de duas matérias de jornal.

Apesar de ter aceitado participar do teste, o deputado eleito recusou-se a reescrever a carta na qual declararia ser alfabetizado. Tiririca admitiu que não redigiu a carta sozinho, mas não aceitou fazer a perícia para não produzir provas contra si mesmo.

Nos pedidos, a promotoria alega que não teve oportunidade de se manifestar sobre os documentos da perícia. Lopes solicita também que Tiririca escreva uma redação, de tema livre, e que ela seja avaliada de acordo com os parâmetros do Ministério da Educação de alfabetização de jovens e adultos.

Além desse novo teste, o primeiro mandado de segurança pede que a mulher do humorista seja intimada para reescrever a declaração de Tiririca, para comprovar que ela o ajudou a escrever a carta ou mesmo comprovar que ela a escreveu sozinha.

A decisão do TRE foi liminar e ainda deve ser submetida ao julgamento do mérito.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

para lembrar

APAN participa de audiência pública para debater futuro das políticas afirmativas no audiovisual

No próximo dia 3 de setembro, quarta-feira, a Associação...

Condenação da Volks por trabalho escravo é histórica, diz procurador

A condenação da multinacional do setor automobilístico Volkswagen por...

Desigualdade de renda e taxa de desocupação caem no Brasil, diz relatório

A desigualdade de renda sofreu uma queda no Brasil...

Relator da ONU critica Brasil por devolver doméstica escravizada ao patrão

O relator especial da ONU para formas contemporâneas de...

ECA Digital

O que parecia impossível aconteceu. Nesta semana, a polarização visceral cedeu e os deputados federais deram uma pausa na defesa de seus próprios interesses...

ActionAid pauta racismo ambiental, educação e gênero na Rio Climate Action Week

A ActionAid, organização global que atua para a promoção da justiça social, racial, de gênero e climática em mais de 70 países, participará da Rio...

De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral

Dos cerca de 77 milhões de domicílios que o Brasil tinha em 2024, 29,5% não tinham ligação com rede geral de esgoto. Isso representa...