Justiça manda soltar PM denunciada por racismo e desacato

Lotada no 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) há mais de 10 anos, a policial Maria Elenilza Madeira Ferreira foi presa no dia 20 de junho, em um bar na Rua São João, bairro de Fátima, em Itabuna.
A prisão da PM ocorreu depois de uma bebedeira, segundo denúncia de populares. A policial, que foi acusada de ofender verbalmente algumas pessoas que estavam no local, acabou solta.

De acordo com a versão dos denunciantes, a PM disse para um dos clientes do Bar da Jandira que não gostava de “negro pobre”. A ofensa foi dirigida ao agente funerário Paulo Roberto Andrade.

Para Maria Elenilsa, outra frequentadora, a policial teria dito que ela era “uma neguinha” e não tinha “condições de pagar pela bolsa que estava usando”. Ela ainda xingou a dona do bar, Jandira Bomfim dos Santos e ofendeu os PMs que atenderam à chamada.

No Complexo Policial de Itabuna, a vítima da fúria da PM foi um agente da Polícia Civil, para quem ela teria dito “você não tem competência para ser um policial civil”. Ela ainda tentou fugir antes que fosse lavrado o flagrante por racismo, mas foi contida a tempo pelo tenente Carlos Araújo.

O Comando de Policiamento da Região Sul (CPRs) determinou a abertura de procedimento administrativo contra a policial militar. O comandante regional da PM, Ivo Silva Santos afirmou que “é intolerável o mau comportamento da policial”.

Além do procedimento administrativo, a policial vai responder na justiça comum por crime de racismo. Foi a juíza da 1ª Vara Crime de Itabuna, Antônia Maria Faleiros, quem concedeu liberdade provisória à policial, mediante algumas condições.

Ela não pode mudar de endereço sem prévia comunicação ao juízo; não pode frequentar bares, boates, forrós e similares, nem fazer uso imoderado de bebidas alcoólicas ou se apresentar alcoolizada em público.

Além disso, deve manter ocupação lícita e comparecer sempre que intimada a todos os termos e atos do inquérito ou ação penal que por ventura vier a ser instaurada. Após ser ouvida na delegacia, a policial foi encaminhada ao 15º BPM, onde ficou cerca de uma semana.

 

 

Fonte: A Guilhotina

+ sobre o tema

Para Valter Silvério, leis precisam ser mais duras contra o racismo

Um protesto objetivo, imediato, espontâneo e irônico. É dessa...

Notas sobre amor, afeto e solidão do gay negro

Diariamente, após o café da manhã, costumo navegar pelo...

Obama pede investigação de morte de jovem negro por vigia na Flórida

Morte de Trayvon Martin, 17, nas mãos de vigia...

para lembrar

Hamilton se revolta com reações racistas por vice da Inglaterra: ‘Nojento’

A Inglaterra ficou com o vice campeonato da Eurocopa ao...

Governo do Senegal pede esclarecimentos sobre assassinatos em Florença

O governo do Senegal se declarou hoje indignado com...

Inclusão não é favor

Inclusão não é favor. Inclusão é direito! Essa é...

Esfinge que devora jovens negros

A Assembleia Geral, por meio de sua Resolução n....
spot_imgspot_img

PM afasta dois militares envolvidos em abordagem de homem negro em SP

A Polícia Militar (PM) afastou os dois policiais envolvidos na ação na zona norte da capital paulista nesta terça-feira (23). A abordagem foi gravada e...

‘Não consigo respirar’: Homem negro morre após ser detido e algemado pela polícia nos EUA

Um homem negro morreu na cidade de Canton, Ohio, nos EUA, quando estava algemado sob custódia da polícia. É possível ouvir Frank Tyson, de...

Denúncia de tentativa de agressão por homem negro resulta em violência policial

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (25) flagrou o momento em que um policial militar espirra um jato de spray de...
-+=