Swan Lake Bijlmermeer II é um encontro de dança entre o Balé Nacional Holandês e o grupo de dança urbano “Não Bata na Mamãe”. É o encontro do universo do balé clássico e da cultura da dança do Bijlmermeer, em Amsterdã. Bijlmermeer é considerado o lar da comunidade afro-surinamesa urbana na Holanda.
Swan Lake Bijlmermeer II é uma co-produção do Balé Nacional Holandês e o Não Bata na Mamãe, em colaboração com Het 5eKwartier.
Em 2006, jovens dançarinos de escolas secundárias do bairro de B ijlmermeer, em Amsterdã, participaram de um encontro de dança com os bailarinos do Balé Nacional da Holanda. Intitulado Lago dos Cisnes Bijlmermeer, o espetáculo foi criado por Nia Liem, do teatro de dança Não Bata na Mamãe, mediante convite do Balé Nacional da Holanda. Recorrendo a temas do Lago dos Cisnes como fonte de inspiração, Liem trabalhou com uma mescla de balé e formas de dança baseadas em criações americanas, tais como o hip hop e a dança de rua, para criar Lago dos Cisnes Bijlmermeer. Para muitos jovens e pessoas mais velhas o espetáculo significou, em muitos casos, seu primeiro encontro com o balé clássico e, por outro lado, foi a primeira vez que muitos aficionados de balé entraram em contato com formas de dança populares e atuais. Foi um encontro excitante, único, que resultou em espetáculos com ingressos esgotados.
In 2009 o Balé Nacional da Holanda e o Não Bata na Mamãe juntam novamente forças para encenar Lago dos Cisnes Bijlmermeer II. O espetáculo percorrerá a Holanda. É uma oportunidade ideal para vivenciar este excepcional encontro de estilos de dança e de diferentes universos sociais. Em colaboração com ROCs (Colégios Vocacionais Regionais) e escolas VMBO (escolas secundárias pré-vocacionais), Het 5eKwartier levará adiante um projeto especial, centrado nos espetáculos. Especialista em arte comunitária, Het 5eKwartier estabelecerá inter-relacionamentos, de maneira criativa, entre a dança e a vida cotidiana de estudantes das grandes e pequenas cidades nas quais Lago dos Cisnes Bijlmermeer se apresentará.