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    Barbie de Maya Angelou || Reprodução Instagram

    Escritora e ativista Maya Angelou ganha Barbie em sua homenagem no mês da História Negra

    Anielle Franco (Foto: Bléia Campos)

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    Mônica Calazans tem 54 anos e trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (Foto: Arquivo pessoal)

    Primeira a ser vacinada é mulher, negra e enfermeira do Emílio Ribas em SP

    Primeira vereadora negra eleita na Câmara de Curitiba, Carol Dartora recebeu ameaças de morte por e-mail (DIVULGAÇÃO/Imagem retirada do site El País)

    Ameaças de neonazistas a vereadoras negras e trans alarmam e expõem avanço do extremismo no Brasil

    Ingrid Silva é a primeira bailarina negra e brasileira a ser palestrante principal em Harvard

    Pesquisadoras também produziram livreto em homenagem às profissionais que atuam no combate ao coronavírus - Ilustrações: Marcelo Jean Machado

    Projeto dá visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras de forma lúdica

    Divulgação

    2º Festival Frente Feminina abre inscrições e seleciona artistas negras para residência artística virtual

    A cantora Alaíde Costa Kazuo Kajihara/ Sesc-SP

    ‘Não tenho muito o que me queixar da vida’, diz a cantora Alaíde Costa

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      “Mas morreu esse tanto de gente por covid-19 mesmo?”

      Arquivo Pessoal

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      Alicia Keys (Foto: Rob Latour/Shutterstock)

      Alicia Keys pede para Joe Biden lançar iniciativa de justiça racial nos EUA

      Enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, é a primeira brasileira a receber dose da vacina Coronavac (Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação)

      “Precisa dizer que Mônica é negra?”: o racismo à brasileira e a CoronaVac 

      Em foto de 2019, Ananda Portela segura a mão da avó, internada com covid-19 Imagem: Acervo Pessoal

      Após o final do ano, a covid-19 explodiu em minha família – e no país

      Thiago Amparo (Foto: Marcus Leoni/CLAUDIA)

      O Brasil é uma enfermeira preta vacinada

      Imagem: Arquivo Pessoal

      “Lutei e provei inocência do meu filho, hoje ajudo mães em penitenciárias”

      Gilmar Bittencourt Santos Silva - Arquivo Pessoal

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      Prefeito de Duque de Caxias é investigado por intolerância religiosa a crenças de matriz africana

      FÁBIO VIEIRA/ESPECIAL METRÓPOLES

      Após ser alvo de ataques transfóbicos e racistas, Érika Hilton irá processar 50 pessoas

      A parlamentar Laetitia Avia propôs a nova nova lei, enquanto o primeiro-ministro Jean Castex foi ridicularizado por seu sotaque (GETTY IMAGES)

      Por que a França pode criminalizar a discriminação pelo sotaque

      Adolescente de 16 anos foi espancada pelo pai por ser lésbica, na Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civi

      Adolescente é espancada pelo pai na BA e relata que motivo é ela ser lésbica; avó da vítima denunciou homem à polícia

      (Jonathan Alcorn/AFP/)

      Painel trata combate ao racismo como exercício de cidadania e justiça

      Imagem: Geledes

      Racismo Estrutural – Banco é condenado a indenizar cliente por discriminação racial

      GettyImagesBank

      13 palavras e expressões da língua portuguesa para não usar mais

      Racismo e desigualdades: o que há de democrático na Covid-19?

      Pixabay

      Coronavírus expõe o racismo ambiental: negros são o corpo que o Estado secou

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        Francisco Ribeiro Eller (ou Chico Chico), 27 anos (Foto: Marina Zabenzi)

        Chicão, filho de Cássia Eller: ‘Batalha das minhas mães é parte do que sou’

        Elenco de 'Uma Noite em Miami' (Foto: Patti Perret/Amazon)

        ‘Uma Noite em Miami’: Regina King celebra o homem negro em encontro estelar

        O protagonista de "Os Intocáveis", Omar Sy, (Foto: Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss)

        Além de Lupin: conheça a carreira de Omar Sy em 5 filmes

        O escritor nigeriano Wole Soyinka, durante visita ao Brasil em 2015 - Bruno Poletti/Folhapress

        ‘Aké’ é oportunidade de ler Wole Soyinka, um dos maiores nomes da África

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        Série Oxalaive promove 14 encontros poéticos virtuais

        Regé-Jean Page (Foto: Reprodução/Instagram)

        Quem é Regé-Jean Page, a estrela da série “Bridgerton”?

        Arte por Raquel Batista

        O Movimento Negro Organizado Hoje: Vozes da Coalizão Negra Por Direitos #DesenraizandoRacismo

        Ana Hikari (Reprodução/Insytagram/@ _anahikari)

        Ana Hikari, 1ª protagonista asiática da TV: ‘Passei a vida reduzida a japa’

        Netflix

        Lupin: Série francesa da Netflix quebra recorde na plataforma

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              Christiane Taubira

              27/09/2009
              em Afro-europeus, Mulher Negra
              Tempo de leitura: 6 min.

              Fonte: Tradução: Carlos Eugênio Marcondes de Moura, do Wikipédia
              (FOTO: CHRISTIAN HARTMANN/REUTERS - 27.01.2015)

              (FOTO: CHRISTIAN HARTMANN/REUTERS - 27.01.2015)

              Christiane Taubira, nascida em 2 de fevereiro de 1952 em Cayenne, Guiana, é uma política francesa.

              É presidente do Walwari (« leque », em língua indígena) e membro do Partido Radical de Esquerda.

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              02/01/2021

              Christiane Taubira vem de uma família modesta. Sua mãe, que cuidava de idosos, criou sozinha seis filhos.

              Após seus estudos no Liceu Félix Eboué, em Canyenne, Christiane Taubira prosseguiu seus estudos na França, onde tornou-se economista (primeiro, segundo e terceiro ciclo de Ciências Econômicas em Paris II – Assas e Panthéon). Obteve igualmente diplomas em sociologia e etnologia afro-americana (Sorbonne e Jussieu) e em agro-alimentação (terceiro ciclo do Centro Francês da Cooperação Agrícola Paris e Bordeaux)

              (Foto: Joël Saget, AFP)

              Regressando à Guiana, desempenhou as seguintes funções:
              • Professora de Ciências Econômicas
              • Diretora do CNAM (Guiana)
              • Diretora Geral do Caricoop (Cooperação Agrícola Antilhas-Guiana), do Atpag (Serviços Ténicos da Pesca Marítima) e do Occe (Cooperação e Comércio Exterior com o Caribe, as 3 Américas e Sudeste Asiático)

              No plano político, após ter aderido na juventude às teses independentistas, ela criou em 29 de setembro de 1993 seu próprio movimento político, o “Walwari”.
              Eleita deputada a partir de 1993 (três mandatos consecutivos, o último deles em 16 de junho de 2002), tornou-se igualmente, um ano mais tarde, deputada ao Parlamento Europeu.
              Na Assembléia Nacional, onde estava próxima dos socialistas, juntou-se ao grupo RCV (Radicais, Cidadãos, Verdes), o que lhe permitiu obter, em 1o de dezembro de 2001, a designação do PRG para a candidatura presidencial.

              Christiane Taubira tornou-se assim a primeira personalidade de cor e originária do ultramar a concorrer a uma eleição presidencial.
              Christiane Taubira é mundialmente conhecida por ser a autora de um projeto de lei que objetivou reconhecer o tráfico negreiro a escravidão como um crime contra a humanidade.
              O projeto foi acolhido pelo parlamento francês em 10 de maio de 2001 e o decreto-lei foi promulgado pelo presidente da república francesa em 21 de maio de 2001, sob o número 2001-434.

              O projeto foi co-assinado pelo primeiro ministro e mais oito ministros, cujas pastas se relacionavam com suas disposições (Educação, Pesquisa, Justiça, Cultura e Comunicação, Relações Exteriores, Relações Européias, Interior e Ultramar).

              Christiane Taubira é igualmente:

              • Autora do primeiro projeto de lei visando proibir a fabricação, estocagem, venda e uso de minas terrestres, em fevereiro de 1995.

              Autora de um relatório encomendado pelo primeiro-ministro sob a atividade dos garimpos na Guiana, intitulado “O ouro na Guiana: brilhos e artifícios”, encaminhado ao primeiro-ministro em 7 de dezembro de 2002. A primeira parte diz respeito à centenária atividade da exploração aurífera (os garimpeiros, as regiões auríferas, o quadro jurídico, a ação dos poderes públicos). A segunda parte se refere às retomadas e perspectivas econômicas dessa atividade, em termos fiscais e de emprego. Em seguida o relatório aborda os riscos para o meio-ambiente, a saúde humana e a cooperação regional. A parte final compreende as recomendações: reduzir a exposição ao mercúrio, os riscos ligados aos derramamentos de cianureto, equipar as comunidades ribeirinhas para melhorar a qualidade das águas, aperfeiçoar as condições de emprego e de atividade, normalizar a gestão fiscal.

              (Foto: Imagem retirada do site Gala)

              Projetos de lei e de resolução da deputada

              Reconhecendo o tráfico e a escravidão como crimes contra a humanidade.

              (Texto definitivo)
              Artigo 1o
              A República Francesa reconhece que o tráfico negreiro transatlântico, assim como o tráfico no Oceano Índico, por um lado e a escravidão, por outro lado, perpetrados à partir do século XV, nas Américas e no Caribe, no Oceano Índico e na Europa contra as populações africanas, ameríndias, malgaches e indianas, constituem um crime contra a humanidade.

              Artigo 2º
              Os currículos escolares e os currículos de pesquisa em história e em ciências humanas destinarão ao tráfego negreiro e à escravidão o espaço consequente que eles merecem. A cooperação que permitirá articular os arquivos escritos disponíveis na Europa com as fontes orais e os conhecimentos arqueológicos acumulados na África, nas Américas, no Caribe e em todos os demais territórios que conheceram a escravidão será encorajada e favorizada.

              Artigo 3º
              Uma petição reconhecendo o tráfico negreiro transatlântico, bem como o tráfico no Oceano Índico e a escravidão como crimes contra a humanidade, será apresentada ao Conselho da Europa, às organizações internacionais e à Organização das Nações Unidas. Esta petição objetivará igualmente o estabelecimento de uma data comum, no plano internacional, para comemorar a abolição do tráfico negreiro e da escravidão, sem prejuízo das datas comemorativas próprias de cada um dos departamentos de ultramar.

              Artigo 4º
              A última alínea do artigo único da Lei n. 83-550, de 30 de junho de 1983, relativa à comemoração da abolição da escravidão, será substituída por três alíneas, com a seguinte redação:

              “Um decreto fixa a data de comemoração para cada uma das coletividades territoriais acima visadas”.
              “Na França metropolitana, a data de comemoração anual da abolição da escravidão será estabelecida pelo governo, após uma consulta a mais ampla possível.

              “Instaura-se uma comissão de personalidades qualificadas, entre as quais representantes de associações que defendem a memória dos escravos, encarregada de propor, no conjunto do território nacional, locais e ações que garantam a perenidade da memória deste crime, ao longo das gerações. A composição, as competências e as missões desta comissão serão definidas por um decreto do Conselho de Estado, emitido no prazo de seis meses após a publicação da lei n. 00000000 de 00000000, tendendo a reconhecer o tráfico e a escravidão como crimes contra a humanidade.

              Artigo 5º
              Ao artigo 48-1 da lei de 29 de julho de 1881 sobre a liberdade de imprensa, após as palavras “por seus estatutos, de”, inserem-se as palavras: “de defender a memória dos escravos e a honra de seus descendentes

              Deliberado em sessão pública, Paris, 10 de maio de 2001
              O Presidente,

              Assinado : Christian PONCELET

              __________________________

              Segundo parece, a escravidão sempre existiu? Fale-me desses negros quilombolas de que você gosta tanto… A França deveria, portanto, arrepender-se de todas as aventuras coloniais? Qual é a diferença entre a escravidão contemporânea e a escravidão dita “moderna”? Uma mãe militante e apaixonada narra à sua filha a história dos sofrimentos e das revoltas dos povos vítimas da escravidão. Com notável força de convicção ela lembra que, se esta prática foi abolida na França há cento e cincoenta anos, suas consequências morais, políticas e econômicas afetam, ainda hoje, milhões de indivíduos. O estilo incisivo e inflamado de Christiane Taubira fazem de seu livro, antes de mais nada, uma obra de escritora.

              Escravos negros, senhores brancos: Quando a memória do oprimido se opõe à memória do opressor, de autoria de Christiane Taubira

              ” Nenhum lugar do mundo pode acomodar-se e olvidar, minimamente que seja, um crime, uma sombra. Exigimos que aquilo que não foi dito por nossos historiadores seja conjurado para que todos nós, juntos e liberados, entremos em Todo-o-Mundo. Ainda juntos, chamemos o tráfico e a escravidão perpetrados nas Américas e no Oceano Índico de crime contra a humanidade”. Edouard Glissant, Patrick Chamoiseau, Wole Soyinka. Por sua amplitude e sua duração, sua extensão no espaço (África, Europa, América, Ásia) mas igualmente e sobretudo por suas consequências, o tráfico transatlântico constitui uma questão primordial que, indo além do “povo negro”, diz respeito e interpela a consciência humana. Legalizado pelo Código Negro de Colbert em 1685, apoiado pelo papado, pensado, argumentada e justificado pelos filósofos das Luzes, o tráfico atlântico erigiu como sistema uma economia-mundo capitalista (antecipatória), baseada no instituto da predação, na cobiça do lucro e no princípio de coisificação do Homem pelo Homem. O ocidente cristão, responsável por essa grande “perturbação” da história, que durou do século XVI ao século XIX, organizou metodicamente a deportação de milhões de africanos. Desse tráfico negreiro nasceram as atuais sociedades do Caribe, da Guiana, do Brasil e as comunidades negras da América do Norte. Reconhecidos na França como um crime contra a humanidade, desde 2001, o tráfico negreiro transatlântico e a escravidão representam uma página pesada da humanidade e pedem hoje um trabalho de memória e de justiça”.

              FONTE: Textos obtido em Orange e em Wikipédia, l´encyclopedie libre

               Tradução e pesquisa:

              Carlos Eugênio Marcondes de Moura

               

              Tags: Afro-francesesChristiane TaubiraMulher Negra
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              • A coluna NOSSAS HISTÓRIAS desta quarta-feira vem com a assinatura da historiadora Iracélli da Cruz Alves! O tema “Mulheres negras, política e cultura do cancelamento no Brasil republicano” é abordado no artigo e no vídeo nos quais ela oferece reflexões a partir de registros da atuação de mulheres negras integrantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) na década de 1940! Confira um trecho: “O que essas mulheres têm em comum? Todas eram comunistas, trabalhadoras e muito provavelmente negras, como é perceptível nas poucas imagens que até hoje encontrei. Além disso, não podemos esquecer que a classe trabalhadora brasileira tem sido majoritariamente negra, o que aumenta a probabilidade de essa pressuposição fazer sentido para os casos em que não acessei registros fotográficos. Outro ponto em comum em suas trajetórias é que todas participaram ativamente da vida política do país em meados do século XX, atuando significativamente no partido no qual escolheram militar. No entanto, foram praticamente esquecidas (ou silenciadas?) tanto pela historiografia política do Brasil quanto pelas narrativas históricas sobre o PCB. Os nomes delas, na maioria das vezes, nem sequer são citados.” Leia todo o artigo no Geledés: https://www.geledes.org.br/mulheres-negras-politica-e-cultura-do-cancelamento-no-brasil-republicano/ Veja o vídeo no Acervo Cultne: https://youtu.be/pS35-3RuNMc
              • Já que o mundo está em medida de contenção social, acredito estar diante de um dos maiores desafios que o ser humano possa receber da vida, que é o de ter a oportunidade de ficar sozinho e explorar a sua consciência, conhecer quem é essa pessoa que cohabita em meu corpo, ou seja tentar descobrir quem “eu dentro de mim”. Leia o Guest Post de Tatiane Cristina Nicomedio dos Santos em: www.geledes.org.br
              • Enfermeira Monica Calazans, primeira pessoa vacinada em território nacional
              • "Escolhi parafrasear no título do presente guest post a escritora brasileira, Conceição Evaristo, que constrói contos e poemas reveladores da condição da população negra no país. A intelectual operaciona a categoria de “escrevivência”, através de uma escrita que narra o cotidiano, as lembranças e as experiências do outro, mas sobretudo, a sua própria, propagando os sentimentos, as lutas, as alegrias e resistências de um povo cujas vozes são silenciadas." Leia o Guest Post de Ana Paula Batista da Silva Cruz em: www.geledes.org.br
              • ✊🏾 1960-1970: Grupo Palmares de Porto Alegre e a afirmação do Dia da Consciência Negra ✊🏾 Está disponível mais uma sala da Exposição “20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no Google Arts & Culture! Link: https://artsandculture.google.com/culturalinstitute/beta/u/4/exhibit/1960-1970-grupo-palmares-de-porto-alegre-e-a-afirma%C3%A7%C3%A3o-do-dia-da-consci%C3%AAncia-negra/tgLSJakjmcizKA 🙌🏿 Esta sala é especialmente dedicada à movimentação do Grupo Palmares em Porto Alegre, fundado em 1971, afirmando o Vinte de Novembro como Dia da Consciência Negra. Em 2021, o Vinte completa 50 anos! Conecte-se ao compromisso de ativistas negros e negras gaúchas em defesa de uma história justa sobre as lutas negras por liberdade por meio de depoimentos, fotografias, poemas, anotações, cartas, entre outros documentos. Vamos junt@s! 🖤 O material pode ser acessado em português e inglês e é mais um resultado da parceria entre a Rede de HistoriadorXs NegrXs(@historiadorxsnegrxs , Geledés Instituto da Mulher Nega e o Acervo Cultne! (@cultne) 🎉 Ao longo de todo 2021, muitas outras “Nossas Histórias” sobre vidas, lutas e saberes da gente negra serão contadas em salas de exposições virtuais!
              • "A história do indigenismo no século XIX tem importantes pontos de conexão com a história do tráfico escravista. A investigação dessas conexões permite compreender como possibilidades de branqueamento foram projetadas na nação brasileira, para além da mais conhecida: a imigração europeia ocorrida entre o último quartel do século XIX e 1930." Leia o artigo do historiador Samuel Rocha Ferreira publicado na coluna “Nossas Histórias” **A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.
              • "Afirmar que este ano foi ganho para a EDUCAÇÃO parece beirar à cegueira. Escolas fechadas, estudantes, professores, gestores todos os servidores em casa e sem aulas presenciais." Leia o Guest Post de Jocivaldo dos Anjos em: www.geledes.org.br
              • Territórios negros e periféricos no enfrentamento à pandemia da COVID-19: um estudo sobre as ações desenvolvidas na região metropololitana de São Paulo Por compreender a importância das diversas iniciativas realizadas para o enfrentamento da Covid-19, Geledés Instituto da Mulher Negra, Rede Conhecimento Social e um grupo de coletivos e movimentos sociais realizaram uma pesquisa sobre as formas de atuação e enfrentamento à pandemia da COVID-19 protagonizadas pela sociedade civil na região metropolitana de São Paulo, de forma a identificar as experiências, as problemáticas enfrentadas e os desafios para a continuidade das iniciativas. Para saber mais acesse www.geledes.org.br
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              GELEDÉS Instituto da Mulher Negra fundada em 30 de abril de 1988. É uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira.

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