Rio de Janeiro: Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana

Para marcar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana, comemorado na próxima segunda-feira (25), começa hoje (21), no Centro Cultural Ação Cidadania, no Rio, o festival Da Cor, da Raça, Nação Mulher. O evento terá conferências, shows, desfiles de moda e gastronomia.

A coordenadora do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-Americanos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, a professora Magali da Silva Almeida, abre o ciclo de palestras com a conferência Repensando o Negro Olhar e a Diversidade.

A dermatologista especializada em pele negra Magali da Silva Almeida e mais duas médicas (uma ginecologista e uma gastroenterologista) farão uma exposição sobre saúde. Elas dão esclarecimentos sobre as principais doenças que atingem a população negra e falarão sobre o preconceito na rede de saúde.

De acordo com uma das organizadoras, Luciana Pereira,o evento aproveita a data, no Ano Internacional dos Afrodescendentes, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), para destacar as lutas e as contribuições da mulher negra na cultura latino-americana. “Mesmo oprimidas, elas superam barreiras com garra e educação.”

Na agenda cultural do evento, depois das apresentações culturais e dos desfiles de moda, estão os shows do Revelação hoje, na abertura, e o de Alcione, amanhã (22), além do baile de black music, no sábado (23) e a apresentação de Nilze Carvalho, no domingo (24).

Durante o dia, além das palestras, o evento terá rodas de samba. Os visitantes também poderão conhecer um pouco da gastronomia com influencia africana. Tia Surica, da Velha Guarda da Portela, fará a sua tradicional feijoada no local. O Clube do Cozido, do grupo Divino Dom, oferecerá seus legumes típicos.

A entrada é gratuita para as palestras. Os ingressos para os shows custam R$ 20.

Fonte: Agência Brasil

+ sobre o tema

Impactos de bem-estar de mudanças no mercado de serviços domésticos brasileiro

1 INTRODUÇÃO por Edson Paulo Domingues e Kênia Barreiro de...

Serena Williams é escolhida como ‘Mulher do Ano’ pela Revista GQ

Tenista foi vice-campeã de Wimbledon e do US Open...

‘Perdemos cada vez mais meninas e jovens’, diz pesquisadora

Jackeline Romio participou da Nairóbi Summit e aponta os...

Projeto ‘Raiz Forte’ lança site sobre mulheres negras e suas vivências

O Raiz Forte nasceu em 2012, com um projeto...

para lembrar

O dabo (Adeus) Luiza Helena de Bairros

Olorum o si pè o ti a ti ko...

Casal gay de 60 e 62 anos é espancado na Tijuca, Zona Norte do Rio

O engenheiro civil Flavio Micellis, 60 anos, deu entrada...

Combate à cultura do assédio: por que devemos registrar a “cantada” de rua na delegacia

“Lute por seus direitos”, diz ilustração da artista Debi...

Sem desigualdade de gênero, mundo poderia ter PIB ao menos 20% maior, diz Banco Mundial

O Produto Interno Bruto (PIB) global poderia aumentar em...
spot_imgspot_img

Rebeca Andrade se torna a primeira mulher brasileira a ganhar o Laureus

Maior medalhista olímpica do Brasil, a ginasta Rebeca Andrade, 25, tornou-se a primeira mulher do país a vencer o prêmio Laureus, considerado o Oscar do...

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...
-+=