Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

Enviado por / FonteO Globo, por Laís Rissato

Empresária e influencer fluminense tem 25 anos e produz conteúdo sobre finanças para pessoas de baixa renda

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a Nath Finanças, foi eleita uma das 100 pessoas afrodescendentes mais influentes do mundo pela organização MIPAD (Most Influential People of African Descent), que homenageia as contribuições positivas delas para a humanidade.

Nath tem 25 anos e é considerada uma das vozes mais relevantes do Brasil quando o assunto é educação financeira prática e acessível, e foi destaque na categoria Negócios e Empreendedorismo. “É um passo enorme para a nossa história, pois é o prêmio de maior reconhecimento da ONU ao povo preto. Estou muito feliz e agradecida a todos que apoiam o meu trabalho”, comenta.

Além do trabalho nas redes sociais, Nath fundou a plataforma Nath Play, espécie de streaming com conteúdos da área, com dicas sobre como guardar dinheiro e investimentos. Confira, abaixo, entrevista com a influenciadora.

De acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), as mulheres chefiam 45% dos lares brasileiros. Como você vê, atualmente, a relação das mulheres com o dinheiro?
As mulheres estão guardando dinheiro e organizando seus lares, mas quando saímos dessa parte da organização financeira e fala sobre as mulheres guardando e entrando no mundo dos investimentos, o número é baixo. Existe uma pesquisa da B3 (bolsa de valores) que diz que há cinco anos, a quantidade de novos investidores homens era de 173 mil por ano; e mulheres, 49 mil. Atualmente, são pouco mais de 1 milhão de homens contra 253 mil mulheres. Ou seja, o número de mulheres ainda continua sendo bem menor.

As mulheres são mais organizadas/preocupadas com as finanças, de um modo geral, do que os homens?
Sim, temos vários dados de que elas possuem mais responsabilidade e compromisso com o dinheiro porque tem medo de perder aquele dinheiro. Muitas vezes, é o único. O homem se aventura mais, escutando um amigo, e existem pontos positivos e negativo nisso. O positivo é que você pode ter um rendimento legal, mas ao mesmo tempo, perder se for na onda de outras pessoas. Mas os homens se sentem mais à vontade, às vezes, com a possibilidade de perder esse dinheiro.

A educadora financeira e influenciadora Nathália Rodrigues, a Nath Finanças — Foto: Divulgação

De que modo o cartão de crédito pode ser um bom aliado?
O cartao de credito pode ser um aliado quando voce olha pontos, milhas e coloca um limite nele, escolhendo cartoes de banco tradicionais comparados a cartoes de lojas o cartao de loja nao vai te dar um limite alto e só vai poder comprar naquela loja, comparado a cartao de banco, voce faz internacional também. uma dica é esperar terminar um parcelamento pra começar outro, não fazer varios parcelamentos ao mesmo tempo, é essencial pra nao se enrolar.

Você criou um desafio na redes social X para as pessoas guardarem dinheiro, até 25 reais por semana. Como tem sido essa iniciativa?
Criei para que as pessoas consigam guardar dinheiro além da poupança, como um CDB (certificado de depósito bancário, que rendem juros). Elas têm medo disso, porque é um dinheiro fruto do trabalho, porém é algo que está sendo muito legal de ver, porque é um dinheiro que será usado em situações de emergência ou para uma meta. Caso ele não estivesse sendo guardado, as pessoas poderiam entrar no cheque especial ou se endividar.

Nestes anos todos em que você trabalha ensinando as pessoas sobre o assunto, qual história mais te tocou?
O que mais me toca são as histórias de pessoas que conseguem conquistar a casa própria mesmo com todas as dificuldades. Aquela que estava endividada até o pescoço e zerou a dívida.

Você pretende trazer novidades para a plataforma Nath Play?
Vamos lançar uma série sobre casa própria, falar dos tipos de financiamento, consórcio, o que precisa fazer para dar uma entrada, os tipos de entrada, o termos do contrato, enfim, todo esse processo que não é ensinado pra gente. Além disso estamos com uma série exclusiva sobre imposto de renda. Logo mais, também teremos um conteúdo sobre investimentos, tesouro direto, renda fixa e variável.

+ sobre o tema

O caso Maria Julia Coutinho em 14 esquetes

Nós somos Maju porque vivemos e enfrentamos a discriminação...

Sede do Neab homenageia Ya Mukumbi

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros funcionará em casa de madeira...

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

para lembrar

E-book “Mulher faz ciência” reúne histórias de cientistas brasileira

Quando alguém pensa em um cientista, o esquema mental acionado,...

Rap feminino presente na Baixada Fluminense

Portal Enraizados traz resenha do disco “O Sorriso de Mana...

“Burra e feia”. Assim falou o racista

Estava com uma amiga branca tomando uma cerveja no...
spot_imgspot_img

Após um ano e meio fechado, Museu da Diversidade Sexual anuncia reabertura para semana da Parada do Orgulho LGBT+ de SP

Depois de ser interditado para reformas por cerca de um ano e meio, o Museu da Diversidade Sexual, no Centro de São Paulo, vai reabrir...

1ª Parada Negra LGBT de BH acontece no próximo sábado (25/5)

No próximo sábado (25/5), data que marca o Dia da África, acontece em Belo Horizonte, a 1ª edição da Parada Negra LGBT. O evento acontece...

Em ano olímpico, Rebeca Andrade ganha homenagem da Barbie e quer inspirar outros sonhos

Rebeca Andrade, 25, possui uma longa lista de conquistas. A ginasta é medalhista olímpica, vencedora de ouro e prata, bicampeã mundial, medalhas nos jogos Pan-Americanos...
-+=