Lágrimas na antestreia de filme sobre Mandela em Joanesburgo

Enviado por / FonteDo CINEBOX

Foi com emoção e algumas lágrimas que os sul-africanos receberam a cinebiografia de Nelson Mandela na antestreia do filme em Joanesburgo, no domingo.

Amigos, familiares e representantes do governo sul-africano fizeram questão de marcar presença naquela que foi a primeira apresentação oficial de «Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade» na África do Sul.

Um filme que, infelizmente, não foi visto pelo homem que o inspirou – a saúde de Mandela continua a ser débil, e, apesar de ter deixado o hospital no início de setembro, o ex-presidente da África do Sul, com 95 anos, está a receber tratamento ao nível dos cuidados intensivos.

«Tenho pena de ele não estar suficientemente bem para ver o filme, ele teria sentido muito orgulho», disse à AFP George Bizos, amigo e advogado que defendeu Nelson Mandela nos anos 1960, quando o ativista anti-Apartheid foi condenado a prisão perpétua.

«[“Mandela: Longo Caminho Para a Liberdade”] será uma grande contribuição para a nossa história», acrescentou Bizos, aconselhando todos os sul-africanos a assistirem ao filme para entenderem «a importância do papel que Mandela teve, não apenas ao sacrificar a sua liberdade, mas também ao insistir numa solução pacífica para o problema».

O ministro da Justiça sul-africano, Jeff Radebe, confessou aos jornalistas ter chorado «várias vezes» durante a exibição: «É um filme muito emotivo, representa a luta de Nelson Mandela e do próprio povo sul-africano».

A atual esposa de Mandela, Graça Machel, e a ex-mulher do Nobel da Paz, Winnie Madikizela-Mandela, também não faltaram à antestreia. Em declarações feitas antes da exibição do filme, Winnie disse não ter palavras para descrever a representação que o filme faz de «um passado doloroso».

«Devemos lembrar-nos de onde viemos e que esta liberdade foi conquistada com dificuldade e com um preço muito muito alto», disse a mulher que esteve casada com Mandela durante os 27 anos que este passou na prisão.

Os britânicos Idris Elba e Naomie Harris interpretam os papéis de Nelson e Winnie Mandela num filme que só deverá chegar a Portugal no início do próximo ano.

 

+ sobre o tema

A inspiradora história do sem-teto que se recusa a pedir esmola e ganha a vida vendendo livros usados

Nos sinaleiros de Joanesburgo, na África do Sul, Philani Dladla não...

Centro de Documentação Samora Machel

História do Centro O Centro de Documentação Samora Machel é...

Idris Elba vai ser Nelson Mandela em cinebiografia

Idris Elba vai ser Nelson Mandela em cinebiografia: o...

Mandela enfraquece enquanto família briga por seu legado

JOHANNESBURGO — "Sorria!", pediu o visitante, com uma ponta...

para lembrar

Madonna rebate críticas de racismo após publicar fotos de Mandela e Luther King

Madonna publicou na rede social imagens de personalidades como...

93º aniversário de Nelson Mandela

Primeiro Presidente negro da África do Sul, Mandela é...

O Jovem Mandela: Jardineiros e suas searas

No 95º aniversário de Nelson Mandela, um presente da...
spot_imgspot_img

Relações África-América Latina: o legado de Desmond Tutu

O falecimento do arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu, em 26 de dezembro de 2021, nos faz recordar o pouco interesse latino-americano em temas africanos....

Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas

Saiba tudo sobre Nelson Mandela: quem foi, onde nasceu, quando foi preso e outras dúvidas. Comemorado em 18 de julho, o Dia Internacional Nelson Mandela...

Zindzi Mandela, filha de Nelson Mandela, morre na África do Sul

Zindzi Mandela, filha do ex-presidente da África do Sul e herói nacional Nelson Mandela, morreu. O anúncio foi feito pelo porta-voz do partido governista...
-+=