LANÇAMENTO: ‘Racismo & Sociedade’ (2ª edição)

Obra nasce com a intenção de revelar e ensinar coisas nunca ditas entre “nós” sobre as origens mais profundas do racismo na história da humanidade

Carlos Moore, cubano, é doutor em Ciências Humanas e doutor em Etnologia pela Université de Paris-7 (França), Desde 2002, atua como Chefe de Pesquisa Sênior (Honorário) na Escola de Estudos de Pós-Graduação e Pesquisa da University of the West Indies (UWI), Kingston (Jamaica). Autor de vários artigos sobre política internacional, publicou as seguintes obras, entre outras: Racismo & Sociedade, 2.ed. (Nandyala Editora, 2012); FELA. Esta via puta (Nandyala Editora, 2011); Pichón: Exile at Home, Abroad and Within (Chicago: Lawrence Hill Books, 2011); A África que incomoda (Nandyala Editora, 2008 e 2010); O Marxismo e a questão racial (Nandyala Editora, 2010); O discurso sobre a Negritude, de Aimé Césaire (Org.)/(Nandyala Editora, 2009) Castro, the Blacks, and Africa (Los Angeles: CAAS/UCLA Press, l989); This Bitch of a Life (Londres: Allison and Busby, 1982); Cette Putain de Vie (Paris: Karthala, 1982); African Presence in the Americas, Org. (Trenton, NJ: Africa World Press, 1995); From Comecon to Caricom, Org. (Georgetown: CARICOM Publications, 1998); Were Marx & Engels Racists? (Chicago: IPE/Third World Press, 1972).

“A obra Racismo & Sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo, de Carlos Moore, ao contrário de algumas obras manipuladoras da opinião do cidadão brasileiro que circulam recentemente, nasce com a intenção de revelar e ensinar coisas nunca ditas entre “nós” sobre as origens mais profundas do racismo na história da Humanidade, visando a esclarecer nossas opiniões e consciências deturpadas por uma literatura e um discurso produzidos a partir da torre de marfim da academia e da imprensa, vista como símbolo da competência e da verdade. Vem se contrapor aos discursos daqueles que desqualificam a demanda do movimento social negro e que, como bons paternalistas, querem ditar, como faziam os colonialistas, o que é bom e ruim para ‘seus negros’, objetos de pesquisa e não sujeitos.

Como sugere o próprio título da obra, a partir de fartas fontes bibliográficas atualizadas lidas, relidas e criticamente reinterpretadas à luz de diversas teses e teorias, Carlos Moore recoloca a problemática da gênese histórica do racismo e questiona a relação que se tenta estabelecer hoje entre o racismo e a Modernidade ocidental por causa da noção de raça, que teria dado a sustentação científica às raízes do racismo. Ele defende a tese de que o racismo não se estrutura em torno do conceito biológico de raça, nem a partir da escravização dos africanos, mas sim a partir de um dado universal inegável, o fenótipo; e têm uma profundidade histórica maior que os 500 anos e mais da hegemonia ocidental sobre o resto do mundo.” Dr. Kabengele Munanga, Professor do Departamento de Antropologia / FFLCH-USP

A CRÍTICA: – Racismo & Sociedade é simplesmente brilhante e audaz. Desfaz e desconstrói, desde a introdução, as banalidades que, durante longo tempo, têm sido entronizadas, em grande parte pela academia e gurus intelectuais, como verdades absolutas. Dra. Ivete Alves do Sacramento, educadora (Université Du Quebec ). Ex-reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

– A obra iconoclasta de Carlos Moore, ao reposicionar o fenômeno do racismo como consciência histórica, apresenta à sociedade brasileira, em particular à militância negra, as bases teóricas de uma verdadeira “pedagogia do ataque” que, didaticamente, conduz o leitor a uma nova interpretação do que é o racismo. Dr. Sílvio Humberto dos Passos Cunha, economista (UNICAMP). Diretor do Instituto Steve Biko.

– Ao ressaltar a dimensão histórica do racismo e da aversão à pele escura, Carlos Moore nos remete, entre outras instâncias, à herança humana arcaica, ao que se herda – objetiva e subjetivamente – do segmento social a que se pertence. Dra. Cida Bento, psicóloga (USP), Diretora do Centro de Estudos de Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT).

– A melhor recomendação do livro Racismo & Sociedade é a biografia do seu autor. Não se trata de mais um livro sobre o racismo. Ele representa a palavra de um sábio, fundamental para a formação de novos cidadãos, especialmente no ensino da História e Cultura Afro-brasileira, nos termos da Lei 10.639/03. Dr. Ubiratan Castro de Araújo, historiador (Université Paris-Sorbonne). Diretor-geral da Fundação Pedro Calmon.

– Uma leitura obrigatória para todos(as) que rejeitam a reedição de velhos modelos teóricos que, ao invés de iluminarem a nossa compreensão do real, prestam-se ao seu ocultamento. Dra. Sueli Carneiro, educadora (USP). Coordenadora Executiva do Geledés Instituto da Mulher Negra.

– Carlos Moore supera – e bem – o objetivo inicial de seu Racismo & Sociedade. Ele ilumina os meandros desse contextualíssimo tema, propiciando respostas múltiplas para diversas regiões do mundo. Trata-se de um texto crucial para o milênio que se inicia. Dr. Hélio Santos, economista (Universidade de São Marcos, SP).

– Racismo & Sociedade é uma obra fundamental para construirmos um embasamento teórico para o conhecimento do que realmente é o racismo, como fenômeno histórico de abrangência mundial. Nela, Carlos Moore nos oferece um enfoque original. Dra. Elisa Larkin Nascimento, psicóloga (USP), Diretora do IPEAFRO.

– A vasta obra de Carlos Moore ganha um brilho especial com este Racismo & Sociedade. Livro completo, didático, teórico, sem deixar, contudo, de ser brilhante e profundamente atual. José Carlos Limeira, escritor.

– Carlos Moore é um intelectual de primeira grandeza, que sempre assumiu posições públicas corajosas nos três continentes da diáspora afro-americana e também na África. A publicação de Racismo & Sociedade é um acontecimento extraordinário e oportuno. Dr. José Jorge de Carvalho, antropólogo (UNB).

 

 

Fonte: Central Hip Hop 

+ sobre o tema

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços,...

As mulheres que se rebelam contra venda de meninas para casamentos no México

Inicialmente, Claudia* não havia pedido dinheiro em troca da...

para lembrar

Ator é vítima de racismo durante espetáculo:’Isso não pode ficar impune’

Uma espectadora interrompeu a peça e deu uma banana No...

Grupo antirracismo critica apoio do Liverpool a Suárez

Um grupo que realiza campanhas contra o racismo no...

Minas registra um novo caso de racismo a cada 22 horas e 16 minutos

Expressivo, número de crimes raciais levados aos tribunais está...

Austrália propõe mudar lei, mas aborígenes querem mudança real

Por: Liz Lacerda Alison Golding tinha 10 anos...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=