Latino tira uma letra do nome no currículo e recebe centenas de respostas

José Zamora, americano de origem latina, seguia uma rotina.

Durante os vários meses em que estava procurando emprego, ele diz que abria seu computador toda manhã e varria a internet em busca de oportunidades, se candidatando a tudo aquilo que ele sentia ser qualificado o suficiente para fazer.

No vídeo acima, feito pelo Buzzfeed, ele calcula ter enviado entre 50 e 100 currículos por dia — o que é, em uma palavra, impressionante.

Mas Zamora disse que não estava conseguindo nenhuma resposta. Tinha um palpite do porquê. Para verificar, tirou a letra “s” do seu nome. 

José Zamora virou Joe Zamora. Uma semana depois, sua caixa de emails estava lotada.

Como ele explica no vídeo, “Joe” não mudou nada em seu currículo além daquela única letra. O que Zamora fez, efetivamente, foi “embranquecer” o currículo.

Apesar de o envio de currículos online parecer um avanço em relação à discriminação racial na hora de contratar, vários estudos demonstram que, nos Estados Unidos, acontece contrário.

Empregadores, conscientemente ou não, discriminam nomes que “parecem” negros ou latinos, como informou o New York Times.

Um estudo muito citado aponta que candidatos com nomes que “soam brancos” receberam 50% mais retornos de entrevistadores do que aqueles com nomes que “soam negros”.

“Eu tive de tirar uma letra para conseguir um cargo“, disse Zamora. “Às vezes eu acho que as pessoas não estão nem conscientes de que estão julgando, mesmo que seja pelo nome, mas eu acho que nós fazemos isso o tempo todo”.

+ sobre o tema

Começa hoje pagamento de R$ 200 da primeira parcela do Pé-de-Meia

A primeira parcela do programa Pé-de-Meia, no valor de...

Um país doente de realidade

O Brasil é um país "doente de realidade". A...

para lembrar

Declaração de Durban

Declaração e Programa de Ação adotados na III Conferência...

6 maneiras de combater a discriminação racial ainda na infância

Professora da Unesp mostra como nós, adultos, podemos ajudar...

Negros são discriminados na Ucrânia e impedidos de entrar na Polônia

Pessoas negras que moram na Ucrânia estão sofrendo discriminação...

‘Me revoltei’: ela apelou a corte internacional para ver racismo punido

Simone André Diniz Rodrigues, 45, de Pirituba (SP), surpreendeu-se...
spot_imgspot_img

Torta de climão

Conversa vai, conversa vem, dia desses uma conhecida relatou o desconforto que sentiu ao ser tratada como "a diferente" durante uma viagem ao exterior. –...

Servidora suspeita de injúria racial durante show é exonerada em MS

Uma servidora, de 49 anos, foi afastada de suas funções por suspeita de injúria racial contra a advogada Juliana Silva, de 32 anos, durante um show...

‘Números da Discriminação Racial’ é um chamado para repensar nossas políticas

Existem avanços no cenário racial brasileiro. Houve uma melhora na conscientização de parte da sociedade em relação aos desafios dessa agenda. O debate está...
-+=