Lázaro Ramos é homenageado em festival de cinema brasileiro em Paris

Filmes com atores e diretores negros ganham destaque no tradicional circuito da capital francesa

Com um panorama bem mais tranquilo em relação à pandemia do novo coronavírus, a capital francesa vai voltar a receber, no formato convencional, o tradicional Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

A 23ª edição do circuito começa nesta quinta (1º), no emblemático cinema L’Arlequin, que fica na famosa Rue de Rennes, entre os bairros de Saint-Germain des Prés e Montparnasse. O ator Lázaro Ramos será o grande homenageado da vez, representando os artistas negros do cinema brasileiro.

Entre os longas exibidos estão Medida Provisória, primeiro filme dirigido por Lázaro e inédito na França, O Silêncio da Chuva, de Daniel Filho; Madame Satã, de Karim Aïnouz; Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado e uma nova versão de O Beijo no Asfalto, de Murilo Benício.

Após a sessão de abertura, com Medida Provisória Lázaro e a esposa, Tais Araújo, atriz principal do filme, participarão de um debate on-line com o público.

“É com sentimentos mistos que voltamos à cena. Quisemos colocar no centro da ribalta os negros no cinema brasileiro, à frente ou atrás das câmeras, prestando uma merecida homenagem a Lázaro Ramos. A carreira dele é notável e as suas escolhas artísticas exigentes não o impediram de alcançar um grande sucesso público”, conta Kátia Adler, organizadora do festival.

O festival, que vai contar com um baile de máscaras no sábado (3), também exibe documentários brasileiros e é uma ótima oportunidade dos estrangeiros e brasileiros que estiverem na França de conhecer as mais recentes produções do país. A programação, com quatro ou cinco filmes a cada dia, vai até domingo (4).

+ sobre o tema

As Negras no Globo de Ouro 2017

Olá pessoas! E vamos nós para mais um Red Carpet,...

OJ Simpson é personagem central de documentário favorito ao Oscar

Todo atleta busca troféus, consagração de trabalhos que envolvem...

Após anunciar gravidez, Juliana Alves fala sobre a primeira gestação

Grávida de quatro meses, Juliana Alves revelou que será...

Conheça Carol Anchieta, a nova aposta do “Jornal do Almoço”

Carol Anchieta, 36 anos, é a nova aposta do...

para lembrar

Lázaro Ramos escreve livro sobre o que é ser negro no Brasil

por Maria Fortuna no O Globo Lázaro Ramos está escrevendo...

Lázaro Ramos responde ao racismo de William Waack

E para isso ele não precisou sequer citar o...

Taís Araujo e Lázaro Ramos recebem Viola Davis em casa: ‘Noite linda’

Dois anos após visitar a casa de Viola Davis...
spot_imgspot_img

Taís Araújo e Lázaro Ramos participam de evento com Oprah Winfrey: “Vai ser lindo”

Taís Araújo já está a caminho do evento que participará ao lado de Oprah Winfrey. Nesta quarta-feira (10), a atriz surgiu em um carro...

Com 10 exibições que abordam a luta antirracista, Mostra do Cinema Negro tem sessões a partir de 4 de abril em Presidente Prudente

O Serviço Social da Indústria (Sesi-SP) promove, entre os dias 4 de abril e 23 de maio, uma programação com dez filmes que celebram o cinema...

A Sombra do Sonho de Clarice

O longa-metragem convidado para ser exibido no Lanterna Mágica no dia 21 de março foi O Sonho de Clarice, de Fernando Gutierrez e Guto...
-+=