O Criança Esperança chamou atenção dos espectadores da Rede Globo na noite deste sábado (19). Com discursos contra o racismo, o machismo e a homofobia, o programa surpreendeu, positivamente, os fãs da emissora carioca. Mas nenhum momento fez tanto barulho nas redes sociais quanto o poderoso discurso de Lázaro Ramos.
Ao som de “Tempo Perdido”, música do Legião Urbana que foi reinterpretada por Tiago Iorc, o ator da Rede Globo se juntou a Lucas Penteado e MC Martinha para fazer um apelo contra o racismo: “Quando não se fazem escolas faltam dinheiro para presídios. Um preso custa treze vezes mais que um estudante. Essa conta não fecha e não vai fechar nunca. Nós não podemos admitir que gerações e mais gerações se percam sem a chance de ter uma vida digna e plena de direitos. Nós precisamos nos importar. Nós precisamos nos importar“, diz Lázaro, emocionado. Assista:
chega de racismo
chega de preconceito
somos livres #CriancaEsperanca pic.twitter.com/j4TKeAzZSj— dri (@paulweslny) 20 de agosto de 2017
A apresentação começou com Lázaro falando sobre o racismo no Brasil: “A cada 23 minutos, um jovem negro é assassinado no país. Isso é um genocídio que está exterminando o futuro de uma geração inteira e nós não podemos nos acostumar com esse número” — clique aqui para assistir à apresentação completa.
O discurso provocou comoção nas redes sociais. Muitos internautas se emocionaram e parabenizaram a Globo por falar sobre temas tão importantes em horário nobre. Alguns espectadores, no entanto, questionaram a escolha de Tiago Iorc para a apresentação. Confira a repercussão:
Arrepiante a apresentação da icônica Tempo Perdido em meio a desabafos pertinentes. Sério ,foda! #CriançaEsperança
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) 20 de agosto de 2017
Estou sem palavras!!!! Sacudiu, abalou, estremeceu meu coração parabéns globo vamos acordar Brasil #CriancaEsperanca pic.twitter.com/UqiIiGGVcV
— MATHEUS (@mathloubach) 20 de agosto de 2017