Leci Brandão recebe alta após ser internada para tratar problema vascular

Assessoria da artista diz que atividades profissionais serão liberadas após avaliação médica

FONTEDa Folha de S. Paulo
Deputada estadual do PC do B e sambista Leci Brandão (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress)

A cantora Leci Brandão, 79, recebeu alta nesta sexta-feira (26) do Hospital Samaritano, onde estava internada desde o dia 15 deste mês.

Segundo a assessoria da artista, as atividades profissionais somente serão liberadas após nova avaliação médica, que deve acontecer depois do dia 5 de fevereiro.

Deputada estadual por São Paulo, filiada ao Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, ela deu entrada no hospital para fazer exames de rotina, com inchaço nos pés e nas pernas, e os médicos “detectaram novas questões vasculares”, segundo informou a assessoria.

Brandão teria feito uma angioplastia no ano passado, um procedimento minimamente invasivo feito para desobstruir as artérias do coração através de uma punção e introdução de cateteres nos vasos sanguíneos.

Além da atuação no mundo da música, Leci é conhecida por seu trabalho político. Segunda mulher negra eleita para a Assembleia de São Paulo, em 2010, depois de um vácuo de quase 30 anos, a deputada tem como bandeiras do mandato a promoção da igualdade racial, o respeito às tradições de matriz africana e a valorização da cultura popular.

São pautas que inspiram seus projetos e discursos. Leci defende cotas na política e concorda com a ideia de reservar cadeiras para negros e mulheres. “Mas tem que ser [eleita] uma pessoa preta que tenha compromisso com o seu povo. Não adianta ser preto e fazer bobagem, né?”, disse ela, em entrevista à Folha.

-+=
Sair da versão mobile