Lellêzinha, vocalista do Dream Team do Passinho é nomeada amiga do UNFPA para Juventude

Durante as celebrações do Dia Internacional da Juventude na semana passada (15), Lellêzinha, vocalista do grupo Dream Team do Passinho, foi nomeada “Amiga do UNFPA Brasil para a Juventude”, em reconhecimento por seu compromisso e exemplo na promoção dos direitos humanos da população jovem brasileira ao se associar à campanha “Mais Direitos, Menos Zika”.

no ONUBr

Lellêzinha recebeu a nomeação durante evento organizado pelo Sistema ONU na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (15). O encontro promoveu uma roda de conversa entre jovens lideranças de diversos estados do país com representantes das Nações Unidas.

A abertura do evento contou com uma apresentação do Dream Team do Passinho, cujo repertório musical trata de questões como igualdade de gênero e raça, fim da pobreza e das injustiças sociais. A apresentação foi encerrada com a música “Mais Direitos, Menos Zika” (ouça aqui), produzida em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

É uma honra poder contar com as vozes de jovens líderes no enfrentamento a uma epidemia que marcou profundamente o Brasil no último ano. Este reconhecimento ao Dream Team do Passinho é mais do que merecido e com ele queremos incentivar todas e todos as e os jovens a acreditar que está em suas mãos alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030”, disse Jaime Nadal, representante do UNFPA Brasil.

Todos os membros integrantes do Dream Team do Passinho receberam um diploma de reconhecimento pelo exemplo de excelência no enfrentamento à epidemia do vírus zika e na defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, adolescentes e jovens.

lellezinha2

Jaime Nadal, representante do UNFPA Brasil, entrega diploma para Lellêzinha. Foto: UNFPA

Lellêzinha, a vocalista de apenas 18 anos, participou na roda de conversa compartilhando sua experiência de vida: “eu comecei a me interessar pelo direito de todas e de todos os jovens de alcançar seu potencial quando eu tinha 11 anos e meu interesse pelo passinho gerou muitas críticas, as pessoas diziam que passinho não era coisa de mulher”.

“Aos 13 anos, eu entendi finalmente o que era essa expressão ‘coisa de mulher’. Uma colega de escola engravidou e todo mundo a criticava. Suellen, o nome dela. Ela teve que sair da escola e até hoje cria o filho sozinha. Ela é negra, favelada, adolescente e mãe”, contou.

Após a nomeação, Lellêzinha defendeu a educação sexual nas escolas como forma de garantir os direitos sexuais e reprodutivos de todas as mulheres, adolescentes e jovens, lembrando que todas as mães adolescentes merecem ter um projeto de vida para além da maternidade.

“E quando chegarmos lá em 2030, teremos contribuído para que nossas filhas tenham mais direitos e menos zika, ou seja, menos obstáculos em suas vidas”, concluiu, emocionada.

<

+ sobre o tema

O homem contratado para fazer sexo com adolescentes

Em algumas regiões remotas no sul do Malauí, no...

Presbítero pagou R$ 2 para abusar sexualmente de menina de 6 anos

Um caso de pedofilia praticado por um religioso de...

Jovem gay é morto a facadas no Terminal Jabaquara

Outros dois homens também foram esfaqueados e estão internados em...

‘Sobrevivi à chacina da Candelária, me formei e levei arte à Casa Branca’

"Há 29 anos eu morava na rua quando aconteceu...

para lembrar

Gays efeminados relatam rotina de discriminação e contam como se fortaleceram

Preconceito é alto dentro da própria comunidade LGBT e...

ONG conclui primeira edição de programa de capacitação a jovens LGBTs+

Embaixadorxs capacitou em empreendedorismo social e liderança 26 jovens...

Pesos e Medidas por Sueli Carneiro

Não, não haverá racismo na demissão de uma gestora...

Após ofensas machistas, jogadores do Sparta Praga treinam com time feminino

Dois jogadores do time Sparta Praga, da Tchecoslováquia, levaram...
spot_imgspot_img

Prêmio Faz Diferença 2024: os finalistas na categoria Diversidade

Liderança feminina, Ana Fontes é a Chair do W20 Brasil, grupo oficial de engajamento do G20 em favor das mulheres. Desde 2017, quando a Austrália sediou...

Dona Ivone Lara, senhora da canção, é celebrada na passagem dos seus 104 anos

No próximo dia 13 comemora-se o Dia Nacional da Mulher Sambista, data consagrada ao nascimento da assistente social, cantora e compositora Yvonne Lara da Costa, nome...

Mulheres recebem 20% a menos que homens no Brasil

As mulheres brasileiras receberam salários, em média, 20,9% menores do que os homens em 2024 em mais de 53 mil estabelecimentos pesquisados com 100...
-+=