Lesbocídio! Projeto junta dados de violência contra lésbicas no Brasil.

Em abril de 2016, Luana Barbosa dos Reis – uma mulher lésbica, negra, mãe e periférica – morreu após ser espancada por três policiais militares na frente do filho de 14 anos em Ribeirão Preto (SP).

Do Sapatomica

A repercussão deste caso de lesbocídio, vinculado ao fato de não existir informações específicas sobre violência contra lésbicas no Brasil, fez com que a estudante de Serviço Social pela UERJ, Milena Carneiro, decidisse criar um projeto para reunir histórias e dados desses crimes.

“Eu, enquanto lésbica não feminilizada, sofro agressões por ser lésbica desde que me entendo por gente. Ver o assassinato da Luana me instigou a refletir sobre onde estavam os outros casos”, afirmou a estudante ao Catraca Livre.

As lésbicas são vítimas de violências diárias, como estupro corretivo e feminicídio. Entre 2012 e 2014, estima-se que cerca de 9% das vítimas de estupro que procuraram o Disque 100 — serviço de denúncias e proteção contra violações de direitos humanos — eram lésbicas (Liga Brasileira de Lésbicas – LBL) No entanto, ainda hoje não há dados específicos sobre esses crimes.

“Essa busca [por outros casos] me fez perceber que os registros sobre as violências que as lésbicas sofrem são precários, raros e incompletos. As lésbicas são invisibilizadas em vida e em morte”, completa.

A pesquisa idealizada por Milena, que ainda está em andamento, foi divulgada em uma página no Facebook, intitulada Lesbocídio. Por meio de um questionário do Google, a iniciativa quer documentar esses relatos, que podem ser enviados pela vítima ou por terceiros. A vítima não precisa se identificar ou ser identificada.

Segundo a estudante, o projeto tem dois objetivos principais: criar um banco de dados nacional, ainda que não institucionalizado nas ferramentas estatais, mas que possa pressionar a criação de políticas de segurança, saúde, educação, principalmente para as lésbicas; e, em segundo lugar, resgatar a memória coletiva dessas lésbicas que tiveram suas vidas ceifadas pelo sistema.

Abaixo, Milena Carneiro fala mais sobre a pesquisa e reflete a respeito da violência contra lésbicas no país

+ sobre o tema

Garoto vítima de homofobia se suicida em Vitória; pais culpam escola do filho

No último dia 17 de fevereiro um garoto se...

“Nosso objetivo é a extinção da Justiça Militar”, diz ex-sargento homossexual discriminado

Fernando Alcântara e Laci Araújo, sargentos assumidamente gays, denunciaram...

STF julgará se Marco Feliciano será processado por homofobia

Procuradoria da União também acusa deputado de racismo A Procuradoria...

Casais homoafetivos viram ‘pães’ no Dia dos Pais

De acordo com o IBGE, 16% das famílias brasileiras...

para lembrar

Dossiê sobre ‘lesbocídio’ aponta que SP é o estado que mais registra morte de lésbicas

Trabalho foi apresentado em Sorocaba (SP), durante palestra sobre...

PL Luana Barbosa é aprovado e prevê enfrentamento ao lesbocídio

Aprovado em Belém (Pará) na última quinta-feira, dia 30...

Lesbocídio cresce significativamente no país, alerta dossiê

Documento lançado em São Paulo nesta segunda-feira (4) aponta...
spot_imgspot_img

PL Luana Barbosa é aprovado e prevê enfrentamento ao lesbocídio

Aprovado em Belém (Pará) na última quinta-feira, dia 30 de junho, o Projeto de Lei estadual 4364/2021 tem objetivo de enfrentar a lesbofobia e...

Dossiê sobre ‘lesbocídio’ aponta que SP é o estado que mais registra morte de lésbicas

Trabalho foi apresentado em Sorocaba (SP), durante palestra sobre 'invisibilidade de mortes de lésbicas no país'. Segundo as pesquisadoras, foram contabilizados 110 'lesbocídios' no...

Lesbocídio cresce significativamente no país, alerta dossiê

Documento lançado em São Paulo nesta segunda-feira (4) aponta o estado como responsável por 20% dos assassinatos do país Por Lu Sudré, do Brasil de...
-+=