Líder das quebradeiras de coco é ameaçada de morte

A coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), Francisca da Silva Nascimento, 36 anos, aguarda ser incluída no Programa de Proteção à Vida do Ministério da Justiça; ela foi vítima de uma tentativa de homicídio no dia 3 de março, no município de São João do Arraial, a 253 km de Teresina; mulher e negra ela lidera mais de 350 mil trabalhadores nos estados do Piauí, Maranhão, Pará e Tocantins; várias entidades organizaram um protesto para cobrar agilidade do governo federal na proteção à líder das Quebradeiras

Do Brasil247

Foto:MIQCB

A coordenadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), que contacom mais de 350 mil trabalhadores nos estados do Piauí, Maranhão, Pará e Tocantins, a piauiense Francisca da Silva Nascimento, 36 anos, vai ser incluída no Programa de Proteção à Vida do Ministério da Justiça. Ela foi vítima de uma tentativa de homicídio no dia 3 de março, no município de São João do Araial, a 253 km de Teresina.

Neste sábado (17), um protesto cobrou agilidade do Ministério para dar proteção à Francisca e aos moradores das comunidades de São João do Arraial. Mais de 15 instituições, entre associações, federações, sindicatos,instituições não governamentais e comunidades tradicionais participaram da manifestação.

“A gente está querendo fazer essa denúncia, evitar que uma tragédia maior aconteça. Que a justiça seja feita, que se faça alguma coisa. Para que esse ato fortaleça a tomada de providência sobre essefato porque é uma preocupação para as comunidades”, ressaltou a coordenadora.
Desde novembro, 300 famílias de 20 comunidades fazem um mutirão para limpeza de um açude nomunicípio de São João do Arraial, para teracesso à água do açude Santa Rosa.

“Eu já perdi as contas do quanto fui ameaçada, mas no dia 3 de março, foi a primeira vez que tentaram me matar. Eu fui abordada por um casal. Estava em uma moto com a minha irmã, quando a mulher me abordou e começou a conversar, o marido dela veio por trás com uma ‘faca de cozinha’e tentou me furar. Rapidamente, eu percebi, gritei, e o empurrei. Minha irmã ‘arrancou com a moto’e conseguimos sair de lá”, lembrou Francisca Nascimento.

“A gente está na retomada de água de um açude que foi arrombado há mais de dez anos. Eles tinham arrombado a represa da água e isso trouxe muitos prejuízos porque ficamos sem água para viver. Cortaram a parede que segurava a água para nós. Secaram o açude para que eles fizessem uma roça, plantar arroz, essas coisas. Estamos sofrendo por água”, acrescentou a líder das quebradeira de coco.

+ sobre o tema

Convite Premio Theodosina Ribeiro – Leci Brandao

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo por...

Feminicídio: Mulher com medida protetiva é morta por ex-marido em Carlos Gomes

Crime ocorreu após mulher voltar do trabalho, na madrugada...

Hermenêutica Negra Feminista: um ensaio de interpretação de Cântico dos Cânticos 1.5-6

A partir da instrumentalidade da Hermenêutica Negra Feminista, pretende-se...

para lembrar

Heroínas negras na história do Brasil

Na história do Brasil, conta-se muito pouco a respeito...

Um homem exemplar: Dono de casa fala sobre igualdade entre os gêneros

Há muito a ser refletido sobre a misoginia nessa...

É hora de parar de julgar os julgadores

A primeira vez em que ouvi falar em autocobrança...

Professora propõe encontro com pedófilo como trabalho escolar para aluna

Professora iria com aluna até o local do encontro...
spot_imgspot_img

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Novas pesquisas mostram que meninas nos EUA estão tendo sua primeira menstruação mais cedo. A exposição ao ar tóxico é parcialmente responsável. Há várias décadas, cientistas ao redor do...

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...
-+=