Lisboa: O Estado Social como solução – Por: JOSÉ SOEIRO

 

O Estado Social não é a causa da crise. Pelo contrário, e como se salienta no título da Conferência que amanhã terá lugar em Lisboa, organizada pelo Congresso Democrático das Alternativas, precisamos de “vencer a crise com o Estado Social e a democracia”.

Em outubro de 2012, o Governo anunciava, na sequência da avaliação da troika, a sua intenção de cortar 4 mil milhões de euros no Estado Social. Depois de um número parlamentar falhado para criar uma comissão sobre a “reforma do Estado”, cujos resultados e objetivos estavam determinados à partida, o Governo passou a utilizar o álibi da decisão do Tribunal Constitucional para avançar com a sua agenda de sempre: arrasar os direitos que se inscreveram no Estado sob a forma de proteção social e de serviços públicos universais.

Não é por isso um acaso que o Congresso das Alternativas organize amanhã a Conferência em defesa do Estado Social, depois da primeira grande assembleia ter insistido na denúncia do memorando, na necessidade imperiosa de renegociar a dívida e de derrubar este governo para pôr fim à austeridade. Na verdade, uma e outra iniciativa estão umbilicalmente ligadas: não há defesa do Estado Social enquanto não rompermos com a troika e as suas receitas, enquanto não pararmos a austeridade e a máquina dos cortes.

É certo que o corte avassalador que se pretende agora fazer merece, segundo vários estudos de opinião, a oposição de uma larga maioria do país. Mas a ideia de um Estado “gordo” foi fazendo caminho. Recorrendo a uma retórica “dietética”, a direita no poder – a que se instalou no aparelho do Estado, mas também a que ocupa o espaço público e mediático – foi tentando fazer passar a ideia de que era preciso “emagrecer” o Estado. Não o Estado dos poderosos, que garante rendas aos privados, paga juros abusivos ou realiza maus investimentos para benefício de poucos. Sob este discurso, pelo contrário, aquilo que está a ser proposto é a desagregação do Estado Social que pode combater as desigualdades e assegurar bens púbicos fundamentais.

Nunca é de mais lembrar que a construção do Estado Social resulta de um processo histórico longo e duro, através do qual aqueles que não tinham propriedade (a maioria das pessoas que vive do seu trabalho) se transformaram em “proprietários de direitos”. O Estado Social foi um esforço notável, pago pelos nossos impostos. Com eles fizeram-se escolas, centros de saúde, hospitais, asseguraram-se cuidados na velhice e na doença, desenvolveu-se a segurança social, garantiu-se a proteção no desemprego. Em quatro décadas, Portugal fez extraordinários progressos em qualquer um destes domínios. É certo que se mantêm níveis inaceitáveis de desigualdade social e que qualquer um destes campos enfrenta hoje debilidades importantes. Mas por isso mesmo, vencer a crise implica reforçar o Estado Social e não destrui-lo ou pô-lo à venda, transformando direitos humanos básicos em puro negócio.

A propalada “reforma do Estado” que as direitas no poder querem fazer é afinal uma desconstrução do Estado Social: um sistema público para os pobres, degradado e limitado, e um serviço pago para as classes médias, clientes potenciais de um mercado entregue aos privados. O pano de fundo desta “reforma” passa pelo argumento segundo o qual a causa da crise é a excessiva despesa do Estado, isto é, no fundo a crise explicar-se-ia por termos vivido “acima das nossas possibilidades” e termos desbarato dinheiro nos serviços públicos. Ora, é exatamente na visão oposta que é preciso insistir. A causa desta crise e as dificuldades de financiamento do Estado Social são precisamente a austeridade, o desemprego, a recessão, a fuga fiscal, as rendas aos privados e a transferência do dinheiro dos impostos para o capital financeiro, nomeadamente sob a forma de juros.

O Estado Social não é a causa da crise. Pelo contrário, e como se salienta no título da Conferência que amanhã terá lugar em Lisboa, organizada pelo Congresso Democrático das Alternativas, precisamos de “vencer a crise com o Estado Social e a democracia”. Mobilizando de forma abrangente académicos, ativistas sindicais, políticos e sociais, fazendo convergir a inteligência crítica e múltiplas vontades transformadoras, esta Conferência é um passo da maior importância para construir uma aliança social em defesa do Estado Social. Um Estado Social capaz de promover o emprego, reduzir as desigualdades e redistribuir a riqueza, de assegurar o direito à habitação, de promover um envelhecimento com proteção e qualidade. Mas também uma aliança que reinvente e democratize o Estado Social, na sua gestão participada e na criatividade das respostas aos novos problemas sociais.

 

 

Fonte: Esquerda

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

Tribunais são enviesados contra mulheres e negros e não fazem justiça, diz advogada da OAB

Os Tribunais de Justiça são enviesados e, por isso,...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

O silêncio da mídia diante da denúncia de golpe do fotógrafo brasileiro ganhador do Pulitzer

Dez dias atrás, o fotógrafo Mauricio Lima foi festejado pelos grandes meios...

para lembrar

Escravidão e discriminação

Por Margareth Menezes     Neste momento, em...

Presidente Lula anuncia investimento em catadores de materiais recicláveis

Fonte: G1- Trabalhadores terão carros elétricos para coleta de...

Geração Z: antes mentíamos aos pais para sair, agora mentem aos amigos para ficar em casa

Saídas para bares, festas e encontros mudam de acordo...

Lula para Gaviões: ‘esta é uma das maiores homenagens que recebo em toda minha vida’

Presidente Lula, internado no Hospital Sírio Libanês, grava uma...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

Equidade só na rampa

Quando o secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, perguntou "quem indica o procurador-geral da República? (...) O povo, através do seu...
-+=