Livro destaca influência da cultura afrodescendente no Estado

Lançamento de “A Presença Negra em Alagoas” reúne intelectuais em Maceió

Com a proposta de reacender os estudos em torno da questão negra em Alagoas, a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em parceria com o Sebrae, lançou na noite desta terça-feira (23) a primeira edição do livro “A Presença Negra em Alagoas”, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no bairro Jaraguá, em Maceió. A obra, organizada pelo reitor da Uneal, professor Jairo José Campos da Costa e pelo professor do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), Douglas Apratto, reúne artigos que destacam a influência da cultura afrodescendente no Estado.
O vice-reitor da Uneal, professor Clébio Correia de Araújo, representou o reitor Jairo Campos na solenidade, uma vez que este não pôde comparecer em virtude de compromissos do Conselho Estadual de Educação de Alagoas. Clébio Correia, que também tem um artigo publicado na obra, frisou que o livro é um marco para as pesquisas na área. “Esta obra tem um valor histórico porque quebra o silêncio da intelectualidade em torno da identidade alagoana”, explicou.
O superintendente do Sebrae/Alagoas, Marcos Vieira, frisou também a importância do livro para o Estado. “Não investimos apenas em negócios, mas também em cultura”, disse.
A participação de diversas instituições de ensino superior na construção do livro foi apontada pelo professor Douglas Apratto como uma das mais importantes características da obra, que conta ainda com artigos da professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Clara Suassuna, dos professores do Cesmac, Zezito Araújo, e da Uneal, professor Edson Bezerra.
O babalorixá Alex Gomes fez uma fala emocionada ao falar do orgulho de estar em uma solenidade que homenageia a cultura afrodescente, no mesmo lugar onde ocorreu um dos mais tristes episódios contra os negros, em o Quebra de 1912 que destruiu diversos terreiros em Maceió. “Nós do axé somos seres humanos”, pontuou.
O livro A Presença Negra em Alagoas foi editado pela Editora Viva e está sendo vendido no valor de R$ 50.

Fonte: Tribuna do Sertao

+ sobre o tema

Mascote da copa 2010

Não há muita divulgação, pelo menos eu não vi,...

Mandela tem infecção pulmonar e responde bem ao tratamento

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos e...

GEA investirá mais de R$ 900 mil na Semana da Consciência Negra

Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 4, a reunião da...

para lembrar

Mostra de criadoras em moda afro-latinas, do Sesc 24 de Maio, chega a sua 4ª edição com desfile a céu aberto

Estilistas criam coleção que propõem um diálogo entre ancestralidade...

Rihanna aparece de lingerie em campanha

Rihanna divulgou no Twitter a primeira imagem da campanha...

‘Marte Um’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023

O filme "Marte Um", do mineiro Gabriel Martins, foi escolhido...
spot_imgspot_img

Clássico de Carolina Maria de Jesus será lançado em audiolivro na voz de Tatiana Tiburcio

Obra mais conhecida de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de despejo" será lançado no fim deste mês em audiolivro inédito pela Supersônica na voz de...

A cidade de Lima Barreto: obra do escritor é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Lima Barreto é autor do Rio. A frase soa óbvia, mas não se refere apenas ao fato de o escritor ser um legítimo carioca...

Nota de pesar: Hildézia Alves de Medeiros

Faleceu hoje Hildézia Alves de Medeiros, mulher, professora negra e nordestina, que foi uma figura icônica nas décadas de 1970 e 1980 no movimento...
-+=