Livro infantil apresenta a história dos afrodescendentes em Salto

Obra é de autoria da escritora Katia Auvray.

A Editora Mirarte, com o apoio da Secretaria de Ação Social e Cidadania de Salto, lançará, no dia 21 de novembro, às 19h30, na Sala Giuseppe Verdi (rua José Galvão, 104), o livro “O incrível quebra-cabeça”, quinto título da Coleção Magia da História, obra da escritora Katia Auvray, com ilustrações de Alba Mara Milioni. O novo volume é dedicado à história da presença africana em Salto, um tema inédito entre os pesquisadores da memória saltense.

O lançamento da obra integra o programa comemorativo ao Dia Nacional da Consciência Negra organizado pela Coordenadoria da Igualdade Racial. No mesmo evento haverá exibição do documentário “Meio século” e a apresentação do Coral Vozes Afro, sob a regência do maestro Silmar de Oliveira.

“Essa obra é muito importante, pois registra, pela primeira vez, fatos e nomes de antigos integrantes da comunidade negra que só puderam ser recuperados pela história oral e se perderiam com o tempo”, ressalta a escritora. O coordenador da Igualdade Racial José Roberto Benedito também comemora: “Trata-se de um importante recurso para a educação voltada à inclusão e à valorização étnica”.

Em sua nova aventura, a turminha de estudantes que transita entre o presente e o passado, além passar por novos desafios, se encontrará com personagens negros da história saltense, como Zé Eduardo, Expedito Tereza, Benedito Teixeira, o maestro José Maria Marques de Oliveira, entre outros.

A Coleção Magia da História tem outros quatro volumes à venda nas bancas e livrarias. Em cada um deles, a autora contempla um tema histórico e uma aventura diferente. O volume 1, “O mapa encantado”, trata da fundação da cidade; o 2, intitulado “O trem mágico”, apresenta fragmentos da história da ferrovia na região; o 3, denominado “O fantástico mundo das chaminés”, põe as crianças em contato com os primórdios da industrialização e o 4 – “O mistério da chave” – trata da importância da presença italiana em Salto.

 

 

Fonte: Itu.com

+ sobre o tema

Bebê morre durante parto e família acusa médica de negligência em Mangaratiba, no Rio

Segundo mãe da criança, obstetra falava ao celular durante...

Amazônia: mulheres negras protagonizam a luta popular

O capitalismo patriarcal e machista é um dos indicativos...

Unegro promove campanha publicitária de combate ao racismo

A União de Negros pela Igualdade (Unegro) completou...

Se Eike Batista tivesse ouvido a dona Laurinda – Por: Fernanda Pompeu

Leio que Detroit, a cidade que aprendemos a...

para lembrar

Queremos uma mulher negra no supremo

O ex-presidente Lula promoveu uma alteração inédita na...

Deputada estadual Leci Brandão recebe homenagem em Santos

A deputada estadual Leci Brandão recebeu do Conselho Municipal...

Política pública não auxilia quilombo a lutar contra racismo

A titulação que constitucionalmente atribui a remanescentes de...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=