Livro traz erotismo à flor da pele e contesta objetificação negra

“InCorPoros – Nuances de Libido”, feito em coautoria por Nina Silva e Akins Kintê e que aborda diversas nuances do amor afrocentrado, tem lançamento marcado para 5 de abril (quinta-feira)

Por Amauri Eugênio Do Alma Preta

Foto: Reproduzida/almapreta

Amor à flor da pele. Sensações e prazeres aflorados. Paixão e sensibilidade apresentadas de modo desnudo e sem censura. Esses são alguns dos aspectos que vêm à mente ao falar de “InCorPoros – Nuances de Libido”, cuja segunda edição será lançada nesta quinta-feira (5), no Centro Cultural Olido, em pleno Centro de São Paulo.

A obra, feita a quatro mãos pelos escritores Nina Silva e Akins Kintê, tem como objetivo trazer ao leitor a singularidade inerente ao furor das sensações, prazeres e relações entre corpos negro.

Mas se engana quem pensa que as relações descritas na obra caem, em algum momento, na objetificação da pessoa negra. Muito pelo contrário: os textos ali inseridos prezam pela valorização às particularidades em cada demonstração de afeto – ou, como explicou Akins à reportagem do Alma Preta, “sem perder o lirismo a poética do beijo, O carinho de nós com nós.”

 

Ponto a ponto

A ideia básica do livro surgiu a partir da pesquisa e da leitura da poesia erótica produzida no Brasil, que possibilitaram a constatação de que as obras eram majoritariamente brancas e, quando havia pessoas negras, a inserção era de forma para lá de estereotipada. Desse modo, por que não escrever obras do gênero, mas com a essência e a perspectiva negras?

“[O livro] começou ser escrito a quatro mãos em 2008”, conta Akins, sobre a parceria literária entre ele e Nina, ao falar que a obra foi o ponto de partida para a organização de antologia erótica negra, ao citar como “reacendeu o erotismo negro brasileiro”, nas palavras dele mesmo. Tanto que dez anos depois, a obra está de volta.

E é possível dizer, sem exageros, que um dos pontos altos de “InCorPoros – Nuances de Libido” é justamente a parceria entre Akins e Nina. “Eu sabia que o projeto ganharia força se fosse feito dessa forma. Então, alguns textos são escritos a quatro mãos, outros são meus e outros [são de autoria] dela”, ressalta o escritor, ao falar sobre o aspecto mais legal do livro: “mas achei que a sacada de não ter um autor, ou dividir por escritor, é o mais bacana dessa obra.”

Onde e quando chegar

A segunda edição – versão dos autores – de “InCorPoros – Nuances de Libido” será lançada em 5 de abril (quinta-feira), às 19h, no Centro Cultural Olido (avenida São João, 473, Centro, São Paulo).

A entrada do evento é gratuita. Haverá apresentações Jenyffer Nascimento, Michel Yakini, Sidney Santiago, Akins Kintê e Nina Silva, além de pocket musical da banda 2 Africanos.

+ sobre o tema

Mano Brown responde a Lobão

Lançando o livro Manifesto do Nada na Terra do...

Mulher nigeriana lança rede de TV de entretenimento

Uma mulher que pode ser considerada a Oprah Winfrey africana...

Representação de negros nos quadrinhos segue estereótipos, revela pesquisa

Existe estereotipização na forma como os negros são retratados...

‘No Brasil, o preconceito aparece como um vírus’, declara Taís Araújo para revista

O jornalista Lauro Jardim escreveu há uma semana na Veja que a Fifa teria preterido Camila...

para lembrar

Cassandra Wilson volta mais próxima do blues

Intérprete de jazz, que diz sentir afinidade com o...

Spike Lee lançará novo documentário sobre Michael Jackson

O disco Bad, um dos mais clássicos de Michael...

Através da minha história, vou ajudar as mulheres negras

Monalysa Alcântara foi eleita Miss Brasil 2017 na noite deste...

Proposta de criminalização do funk é rejeitada em comissão no Senado

A sugestão de lei com proposta de criminalização do...
spot_imgspot_img

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Oprah Winfrey completa 70 anos com um império de R$ 17 bilhões

A apresentadora, empresária e atriz Oprah Winfrey completa 70 anos, nesta segunda-feira, e vive um momento chave na carreira como produtora da nova versão...
-+=