Livro traz erotismo à flor da pele e contesta objetificação negra

“InCorPoros – Nuances de Libido”, feito em coautoria por Nina Silva e Akins Kintê e que aborda diversas nuances do amor afrocentrado, tem lançamento marcado para 5 de abril (quinta-feira)

Por Amauri Eugênio Do Alma Preta

Foto: Reproduzida/almapreta

Amor à flor da pele. Sensações e prazeres aflorados. Paixão e sensibilidade apresentadas de modo desnudo e sem censura. Esses são alguns dos aspectos que vêm à mente ao falar de “InCorPoros – Nuances de Libido”, cuja segunda edição será lançada nesta quinta-feira (5), no Centro Cultural Olido, em pleno Centro de São Paulo.

A obra, feita a quatro mãos pelos escritores Nina Silva e Akins Kintê, tem como objetivo trazer ao leitor a singularidade inerente ao furor das sensações, prazeres e relações entre corpos negro.

Mas se engana quem pensa que as relações descritas na obra caem, em algum momento, na objetificação da pessoa negra. Muito pelo contrário: os textos ali inseridos prezam pela valorização às particularidades em cada demonstração de afeto – ou, como explicou Akins à reportagem do Alma Preta, “sem perder o lirismo a poética do beijo, O carinho de nós com nós.”

 

Ponto a ponto

A ideia básica do livro surgiu a partir da pesquisa e da leitura da poesia erótica produzida no Brasil, que possibilitaram a constatação de que as obras eram majoritariamente brancas e, quando havia pessoas negras, a inserção era de forma para lá de estereotipada. Desse modo, por que não escrever obras do gênero, mas com a essência e a perspectiva negras?

“[O livro] começou ser escrito a quatro mãos em 2008”, conta Akins, sobre a parceria literária entre ele e Nina, ao falar que a obra foi o ponto de partida para a organização de antologia erótica negra, ao citar como “reacendeu o erotismo negro brasileiro”, nas palavras dele mesmo. Tanto que dez anos depois, a obra está de volta.

E é possível dizer, sem exageros, que um dos pontos altos de “InCorPoros – Nuances de Libido” é justamente a parceria entre Akins e Nina. “Eu sabia que o projeto ganharia força se fosse feito dessa forma. Então, alguns textos são escritos a quatro mãos, outros são meus e outros [são de autoria] dela”, ressalta o escritor, ao falar sobre o aspecto mais legal do livro: “mas achei que a sacada de não ter um autor, ou dividir por escritor, é o mais bacana dessa obra.”

Onde e quando chegar

A segunda edição – versão dos autores – de “InCorPoros – Nuances de Libido” será lançada em 5 de abril (quinta-feira), às 19h, no Centro Cultural Olido (avenida São João, 473, Centro, São Paulo).

A entrada do evento é gratuita. Haverá apresentações Jenyffer Nascimento, Michel Yakini, Sidney Santiago, Akins Kintê e Nina Silva, além de pocket musical da banda 2 Africanos.

+ sobre o tema

Entrevista com Aparecida Petrowky

Aparecida Petrowky tornou-se nacionalmente conhecida pela comovente personagem Sandrinha,...

Marca cria tênis inspirados em Thriller, de Michael Jackson

Parece que Michael Jackson continua servindo de inspiração para...

Rihanna é vista com novo affair pela primeira vez

Rihanna foi vista pela primeira vez acompanhada de seu...

Jay-Z quer ser um pai melhor do que o dele

Vivendo as expectativas da chegada do primeiro filho, fruto...

para lembrar

Cassandra Wilson volta mais próxima do blues

Intérprete de jazz, que diz sentir afinidade com o...

Spike Lee lançará novo documentário sobre Michael Jackson

O disco Bad, um dos mais clássicos de Michael...

Através da minha história, vou ajudar as mulheres negras

Monalysa Alcântara foi eleita Miss Brasil 2017 na noite deste...

Proposta de criminalização do funk é rejeitada em comissão no Senado

A sugestão de lei com proposta de criminalização do...
spot_imgspot_img

Juliana Alves: ‘Sempre tive a minha carreira como um instrumento de transformação social’

A trajetória artística de Juliana Alves começou ainda na infância. Aos 4 anos de idade, já fazia aulas de dança e entrou para o teatro aos...

Olodum comemora 44 anos com show no Pelourinho

Maior grupo percussista da Bahia, o Olodum comemora nesta terça-feira (25), 44 anos, e celebrará a data com um show gratuito no Pelourinho, às 19h. A...

Brasileiros concorrem na maior premiação dedicada a talentos LGBTQIA+

Aconteceu na última quinta (30), em Los Angeles, o 34° GLAAD Awards, premiação que celebra personalidades e produções do cinema, jornalismo, televisão e música...
-+=