Lucas dos Prazeres é vitima de racismo no recife

O percussionista e cantor Lucas dos Prazeres foi vítima na segunda-feira (01/12) no Recife de preconceito racial em um prédio de luxo em um bairro nobre da cidade, revelou o músico em um texto divulgado em seu perfil em uma rede social. Ele estava no apartamento da namorada quando decidiu tomar um banho de mar na manhã de ontem. O elevador parou e um senhor bem vestido entrou e o ofendeu. Lucas é um dos jovens expoentes da música brasileira, muito talentoso e com muitos projetos. A ofensa ocorre justamente um mês após a gravação do DVD “Repercutir”, no qual Lucas e a sua Orquestra dos Prazeres projetam os ensinamentos da cultura negra no ritmo dos tambores. O projeto recebeu em 2013 o Prêmio Funarte de Arte Negra, do Ministério da Cultura. Ele ainda foi integrante da banda de música instrumental Rivotrill.

Por: Roger Marzochi Do: Entresons

“Entrei no elevador e tive dúvida quanto ao andar que daria acesso a portaria, mas arrisquei um dos botões. De repente o elevador para no sexto andar e nele estava um senhor, todo grisalho e muito bem vestido, franziu a testa quando me viu, entrou e fez questão demonstrar seu mau estar. EU, não achei que fosse comigo tamanho comportamento amargo, e tomei a liberdade de perguntar qual o botão que dava acesso a portaria, foi quando elevador parou no andar que eu já tinha apertado, no térreo, e o senhor na mesmo hora respondeu, ríspido e grosseiramente me apontando a porta … – ‘É justamente aqui o seu lugar, na Rua’, conta o músico, que sensibilizou muitos amigos com a sua mensagem na rede social.

“Fiquei tão chocado naquele momento que não tive forças para agir, simplesmente sair e fui ter minha conversa com o Mar. Não vou mentir, chorei um pouco para desabafar a raiva e a vergonha pela humilhação que acabara de passar. Ali na praia eu caminhei, me banhei pedindo força e sabedoria, refletir muito sobre como viver e ter que conviver com esse tipo de abuso, muitas vezes silencioso e sorrateiro. Porém agora cada vez mais assumido e escrachado. Que devo fazer, andar com uma gravador sempre ligado? Pois não tenho como denunciá-lo apenas com as imagens da câmera, que registrou aparentemente um simples ato de apontar para a porta, mas ninguém ouviu o que eu tive o desprazer de ouvir.”

Ele diz que se demorou na praia até mesmo porque estava com receio de voltar ao apartamento da namorada. “Foi aí que percebi que, embora a ferida aberta pelo ataque daquele senhor estivesse sido cicatrizada pelo Mar, tinha me deixado um cicatriz, que levarei pelo resto da minha vida… e com ela, protegerei todos os meus destas e de outras manifestações de agressão aos direitos humanos da pessoa Negra.”

Ele chegou a visitar o mesmo senhor, em companhia da namorada, para protestar contra o que ocorrera. “Apertei a campainha do senhor, ele mesmo que atendeu e quando nos viu ficou muito surpreso, pálido. Falei que iria denunciá-lo e o mesmo quis me convencer que eu interpretei errado. A esposa quis amenizar me falando a seguinte frase…( deste jeito que está escrito ) – ‘ Você até que é um neguinho bonitinho, ele não faria isso com você , então não faça isso com ele’.”

+ sobre o tema

Polícia que mata muito demonstra incompetência de governos de SP, RJ e BA

Ninguém em sã consciência espera que um policial lance...

Fome extrema aumenta, e mundo fracassa em erradicar crise até 2030

Com 281,6 milhões de pessoas sobrevivendo em uma situação...

Eu, mulher negra…

EU, MULHER NEGRA…Eu, mulher negra…Tenho orgulho de quem sou...

para lembrar

Mackenzie expulsa estudante que gravou vídeo armado e ameaçou matar negros

Pedro Baleotti, eleitor de Jair Bolsonaro, divulgou um vídeo...

Urban Outfitters é acusada de racismo

Mais uma da Urban Outfitters! Depois de ser processada...

Shopping de área nobre de SP quer apreender crianças de rua e entregar para PM

Estabelecimento no bairro de Higienópolis, uma das regiões mais...
spot_imgspot_img

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...

Unicamp abre grupo de trabalho para criar serviço de acolher e tratar sobre denúncias de racismo

A Unicamp abriu um grupo de trabalho que será responsável por criar um serviço para acolher e fazer tratativas institucionais sobre denúncias de racismo. A equipe...

Peraí, meu rei! Antirracismo também tem limite.

Vídeos de um comediante branco que fortalecem o desvalor humano e o achincalhamento da dignidade de pessoas historicamente discriminadas, violentadas e mortas, foram suspensos...
-+=